Para um novo processo de trabalho, tem sido destacada a co-responsabilização da equipe de saúde e da população-alvo do cuidado, com vistas à construção social das demandas e necessidades em saúde, que se expressariam, entre outras, numa reorganização das práticas para superar as respostas essencialmente assistenciais, no sentido de ações de promoção da saúde, formalmente instituída a partir de Ottawa.
O'DWYER, Gisele; TAVARES, Maria de Fátima Lobato; DE SETA, Marismary Horst. O desafio de operacionalizar as ações de vigilância sanitária no âmbito da promoção da saúde e no locus saúde da família. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 11, p. 467-484, 2007.
Sobre a vigilância epidemiológica julgue as afirmações.
I. Quanto a atuação da vigilância sanitária, as ações tem natureza preventiva a danos e a riscos das práticas sanitárias, da promoção à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde.
II. As preocupações com a saúde das populações, e especialmente com as ações de Vigilância Sanitária, emergiram do poder público desde os tempos mais remotos. Apesar das populações mais antigas não conhecer a causa de contaminação por doenças transmissíveis, como a peste, a cólera, a varíola, a febre tifóide e outras doenças que marcaram a história; não era sabido que a água poderia ser um meio de contaminação, pois não havia informações e dados o suficiente antigamente.
III. Para compreender a atuação da vigilância epidemiológica é necessário conhecer a classificação dos subsistemas da vigilância epidemiológica, lembrando que esses subsistemas estão inseridos no sistema Nacional da Vigilância Epidemiológica. O subsistema de informações é operado pela rede de serviços de saúde, cujo objetivo é disponibilizar as informações coletadas a partir das notificações e investigações epidemiológicas.
IV. O subsistema de inteligência epidemiológica é responsável pelo alcance das informações epidemiológicas de forma que atinja a todos, incluindo os profissionais da saúde e população geral. Os boletins epidemiológicos e as notas técnicas são instrumentos de divulgação desse sistema.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas
I e III. Correto
Respostas
As alternativas corretas são I e III.Vamos lembrar que a vigilância sanitária é de extrema importância quando falamos com relação a qualquer tipo de coisa relacionada a saúde, ou a qualquer estabelecimento. Sendo assim, eles devem estar atentos a consultórios, clinicas, lanchonetes, cabeleireiro, dentre tantas outras coisas que podem prejudicar a saúde.
Podemos dizer que as populações antigas sofriam muito com doenças. porém, não podemos negar que o saneamento básico era muito precário,e por conta disso as doenças vinham, com isso dava pra saber que as doenças acabavam sendo criadas daí, pois além disso atraiam animais que também estavam contaminados, ou que eram contaminados a partir disso e acabavam contaminando os humanos.
Resposta:
Resposta Correta I e III
Explicação: