Leia o excerto a seguir:
“O terceiro aspecto da gênese feudal, a fragmentação do poder central, resultava (...) a ruralização, a tendência à auto-suficiência de cada latifúndio e as crescentes dificuldades nas comunicações, os representantes do poder imperial foram perdendo capacidade de ação sobre vastos territórios. (...) As invasões germânicas, por sua vez, quebraram definitivamente a frágil unidade política do Ocidente do século V. Estabelecia-se assim o pluralismo que desde então jamais deixaria de caracterizar a vida política européia. Porém, mais importante que isso é o fato de que em cada reino germânico continuavam a se manifestar as mesmas tendências centrífugas da época romana”.
FRANCO JÚNIOR, H. O Feudalismo . São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 14.
Considerando o excerto extraído do livro de Hilário Franco Júnior e os assuntos abordados na Unidade II, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I: Uma vez rompida a autoridade do império romano no Ocidente, a centralidade do poder, que se concentrava na figura do imperador, extinguiu a ordem no império marcando o fim dessa forma de organização.
Logo:
II: Em face da desorganização que se seguiu às guerras de Romanos, Bárbaros e Hunos, a autoridade germânica dos visigodos e dos ostrogodos conseguiu que os demais povos bárbaros consentissem com suas respectivas autoridades.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a - As asserções I e II são falsas.
b - A asserção I é falsa, mas II é uma proposição verdadeira.
Title:Tribos germânicas
c - A asserção II é verdadeira, mas não é uma justificativa correta da I, que é falsa.
d - A proposição II é uma justificativa correta da afirmativa I, que é verdadeira.
e - A asserção I é uma proposição verdadeira, mas II não é uma justificativa correta da I, que é falsa
Respostas
respondido por:
6
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja: d - A proposição II é uma justificativa correta da afirmativa I, que é verdadeira.
Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a fim do império romano e ao que se sucedeu depois disso.
Importante notar que o fim do império romano marcou o inicio do feudalismo e da idade média.
Assim, tal fato aconteceu tendo em vista que a figura do imperador se enfraqueceu e assim possibilitou o domínio de vários povos.
Além disso, as invasões bárbaras se tornaram muito mais presentes.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás