Respostas
:espero ter ajudado
Após o fim da II Guerra Mundial, a Alemanha encontrava-se ocupada militarmente pelos países que haviam vencido os exércitos de Hitler. Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética dividiram o país em áreas de influência de cada um desses países. A mesma divisão ocorreu na cidade de Berlim. Com o acirramento das hostilidades durante a Guerra Fria, entre a URSS e os países aliados aos EUA, os soviéticos decretaram o Bloqueio de Berlim, entre 1948 e 1949.
Essa medida tomada pelos soviéticos foi o resultado de uma escalada de hostilidades e investimentos econômicos que tanto EUA quanto URSS realizavam nos países europeus destruídos pela guerra.
Em 1947, os EUA lançaram o Plano Marshall, que consistia no investimento de suntuosas quantias de capitais nos países da Europa Ocidental, com o objetivo de reconstruir econômica e socialmente esses países. Os principais beneficiados pelos investimentos foram a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha.
Do lado soviético, a URSS lançou o Cominform e o Comecom. O Cominform, também conhecido como Comunismo Internacional Revolucionário, instituído em 1947, tinha por objetivo a coordenação das ações dos países ditos comunistas do Leste Europeu. O Comecom, ou Conselho de Assistência Econômica Mútua, cumpria uma função de iniciar a integração econômica entre os países da esfera de influência da URSS.
Do lado ocidental, essas medidas resultaram na uniformização monetária e administrativa dos territórios alemães sob o controle dos EUA, França e Inglaterra. A uniformização contrariava as decisões realizadas nas conferências de paz ao final da II Guerra Mundial, principalmente as de Yalta e de Potsdam.