Respostas
Tendinite: inflamação dos tendões (estruturas responsáveis por unir os músculos aos ossos).
Tratamento: Para a cura da tendinite, é necessário eliminar ou tratar as causas dessa inflamação. Uma causa comum de tendinite são os esforços repetitivos, frequentemente associados ao trabalho. Nesse caso, o repouso associado ao uso de medicação pode resolver o problema.
Em outras situações, quanto a inflamação é provocada por algum trauma ou doenças reumáticas, tratamentos com medicações mais específicas e até mesmo cirurgias podem ser necessárias. De qualquer forma, é fundamental o paciente procurar um médico ortopedista, reumatologista ou médico do trabalho para realizar o acompanhamento mais adequado possível.
Artrite: Artrite é a inflamação em uma ou mais articulações, que são as "juntas" entre dois ossos.
Tratamento: O principal objetivo do tratamento de artrite é diminuir a dor do paciente e evitar maiores danos no futuro, melhorando as funções das articulações.
O tratamento específico vai depender da causa da artrite. Em geral, ele é feito por medicamentos, como analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides e imunossupressores; por fisioterapia, em que são prescritos exercícios que ajudam a recuperar a função das articulações; e eventualmente por cirurgia como um último recurso, para reconstruir as articulações afetadas ou substituí-la por outra.
Aliada a esse tratamento, uma mudança no estilo de vida deve acontecer também para que o tratamento tenha mais sucesso.
Artrose: Um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta.
Tratamento: O tratamento da artrose pode ser feito por meio de medicamentos, como analgésicos simples, anti-inflamatórios não esteroides e narcóticos.
Também pode-se tratar a doença por meio de fisioterapias ou terapia ocupacional e nos casos mais graves, deve-se fazer procedimentos cirúrgicos, onde ocorre o realinhamento dos ossos ou a substituição da articulação.
L. E. R.: É uma síndrome que inclui um grupo de doenças com sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento.
Tratamento: A ginástica holística, por exemplo, tem sido cada vez mais utilizada no tratamento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, principalmente aqueles associados à postura inadequada. A técnica trabalha o corpo como um todo, com a finalidade de realinhar a postura e, assim, evitar dores lombares e musculares.
Criado pela terapeuta e médica alemã, Lily Ehrenfried, o método é útil tanto no tratamento quanto na prevenção de lesões causadas por sobrecarga de trabalho, movimentos repetitivos e outras doenças que compõem a LER e DORT.