China, India e Japão na Antiguidade. Alguém pode me ajudar? preciso de um texto bem explicado sobre os 3 individualmente. Obrigado
Respostas
Resposta:
China Antiga
Três dinastias governaram a China entre o início do segundo milênio antes de Cristo e o ano 221 a.C.. Todas habitavam ao redor da Bacia do Rio Amarelo. Os Xia, Shang e Zhou foram as responsáveis pelo processo de ocupação do território chinês e pela formação étnica do país.
Antes mesmo da influência desta dinastia, por volta de 2,9 mil anos a.C., já eram registrados importantes invenções creditadas aos chineses, como a roda do oleiro, um grande avanço para modelar o vaso. Ainda hoje, esse é um dos mais usuais métodos para produzir vasos de barro.
Japão na Antiguidade
A ocupação humana do Japão remonta a 35.000 AC, quando os humanos primitivos chegaram à ilha através de istmos. Começaram, a fabricar pedra polida por volta de 30.000 AC, sendo as mais antigas. Em 1985 mergulhadores fizeram descobertas de estruturas submersas em Yonaguni, em Okinawa, o que atraiu muitos historiadores, arqueólogos e cientistas até ao sítio arqueológico, onde realizaram estudos para a sua datação. Chegaram à conclusão que os monumentos têm mais de 11 000 anos de idade, os mais antigos do mundo. Os cientistas confirmam que esses monumentos encontrados submersos na costa do Japão são a evidência de que pode ter existido uma civilização desconhecida, anterior à Idade da Pedra.
Esses primitivos eram individualistas, pois moravam separados, sem formar vilas e nem aldeias. Eram animistas, acreditavam na existência de alma nos rios, nas árvores, nas pedras e em todos os seres da natureza. Para acalmar a ira dessas almas, segundo alguns arqueólogos, fabricavam bonecos de barro e ofereciam a elas como sacrifício.
Foram eles que determinaram a primeira civilização japonesa, denominada Jômon-shiki. Em escavações feitas em vários locais do país, encontraram-se os trabalho, de barro que deram origem à designação: “Civilização Jômon-shiki”. Naqueles trabalhos (vasos, potes, tigelas, etc.), notam-se ornamentações que eram feitas através de uma leve pressão de corda na parte externa (Jômon é a palavra japonesa para padrões feitos com corda).
Sendo o arroz uma planta tropical, originária das regiões sul-asiáticos, considera-se que foi introduzido no Japão por um grupo étnico oriundo provavelmente da Indonésia. Esse grupo chegou ao arquipélago japonês atravessando o oceano em suas embarcações, levadas pela corrente marítima.
O cultivo do arroz trouxe, portanto, a fixação do homem em suas terras. Dessa estabilização, nasceram os primeiros agrupamentos de casas, que deram origem às aldeias e vilas. A essa altura, a evolução cultural também entrou na sua segunda fase, criando a chamada Civilização Yayoi-shiki, a qual teve inicio 300 anos antes da era cristã e durou aproximadamente até o século III depois de Cristo.
Os trabalhos de barro dos tempos de Yayoi-shiki não são rústicos como os do período anterior. Já apresentam mais beleza, com formas bem modeladas. Os criadores daquela civilização já faziam uso de instrumentos metálicos e o nível de vida era muito elevado.
O Japão foi unificado pela primeira vez pelo povo Yamato, por volta de 400 DC. Os Yamato tinham o seu domínio centrado no vale de Nara, que veio a tornar-se a capital permanente, muito fértil e rico, o que lhes permitiu a um poderio económico e militar sobre os outros povos da ilha principal. Foi durante este período, que durou até ao sec. VII, que o budismo entrou no Japão, que até então era maioritariamente shintoísta.
Índia Antiga
A Índia é uma das civilizações mais antigas do planeta. Assim com as demais colonizações humanas, foi estabelecida ao lado de um rio, o Indo. As demais surgiram nos rios Nilo (Egito), Amarelo (China), além de Tigre e Eufrates (Iraque).
Para historiadores, a Índia antiga é a maior das quatro civilizações e sua formação começou há 75 mil anos, como demonstram evidências arqueológicas. Eram povos caçadores, coletores e nômades que, lentamente, passaram a se organizar em aldeias por volta de 5 mil anos a.C. e ficaram conhecidos como o povo do Vale do Indo.
De lá partiram os povos que passaram a viver em toda a extensão da Europa e Ásia entre 4 mil e 1 mil anos a.C., os chamados indo-europeus. Parte influenciou as povoações que ficariam conhecidas como romanas e gregas; parte se estabeleceu na Turquia (os hititas) e outros chegaram ao Paquistão. Os indo-europeus também são chamados de arianos.
Na região hoje conhecida como Índia, arqueólogos acreditam que a civilização começou por volta de 3 mil anos a.C. e o relacionamento com os demais povos tenha ocorrido em função do comércio.
Evidências foram reforçadas em 1920, quando antigos artefatos hindus apontavam para uma escrita composta por 600 caracteres diferentes, todos ainda em estudo.