Ao observar uma planta pela manhã, temos a impressão de que ela está coberta por orvalho, no entanto pode estar na verdade ocorrendo um processo denominado de gutação, que se caracteriza pela perda de água no estado líquido por meio das folhas. É um processo comum em plantas nativas de locais úmidos, onde a água precisa ser eliminada do organismo rapidamente. Ocorre quando a transpiração é muito lenta ou ausente. Normalmente acontece durante a noite. É bem comum as pessoas confundirem orvalho com gutação, no caso do orvalho a água condensa-se sobre a superfície da folha, já na gutação, a água está sendo eliminada pela planta.
Gutação é o processo realizado pelos vegetais, que consiste em eliminar a água em forma de gotas pelas folhas. A saída da água acontece por estruturas especializadas chamadas de:
Escolha uma:
a.
tricomas.
b.
cutículas.
c.
acúleos.
d.
hidatódios.
e.
papilas.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
Resposta:
Opção D
Explicação:
Os hidatódios são estruturas localizadas nas bordas das folhas e é responsável por eliminar água sob a forma líquida (de gotículas).
a) Tricomas- subdividem-se em tectores, glandulares e mistos. São responsáveis por secretarem substâncias, tais como óleos, néctar, sucos digestivos e resinas;
b) Cúticulas- revestem a planta e protege da desidratação;
c) Os acúleos (parecem espinhos) são projeções do córtex e epiderme, não possuindo, portanto, tecidos vasculares. O que chamamos de espinhos nas rosas são, na verdade, acúleos.
e) Papilas são saliências das células epidérmicas que produzem determinadas substâncias, como o néctar, que atraem insetos e outros animais para realizarem o processo de polinização.