Respostas
Resposta:
melhor fase da vida, a juventude, é o momento das conquistas, a época das grandes viagens, a realização de sonhos. Ou pelo menos é isso que sempre ouvimos falar. Entretanto a realidade da maioria dos jovens é bem distante deste conto de fadas mal explicado.
Não é só nas festas de família
– E o namorado?
– Quando você forma?
– E o emprego?
Parece existir uma corrida contra o tempo. Você sempre vai se sentir velho demais para as coisas que conquistou. Sempre vai parecer muito pouco. Talvez por isso tenho visto tantos jovens adoecendo, tendo crises de ansiedade, do pânico, cometendo suicídios.
Outros jovens, porém, sabem seu destino certo. Não terão acesso à universidade. Trabalham como seus pais em um emprego precário, de baixo salário, com jornadas duplas ou triplas pra dar conta de por comida na mesa. Quantos ainda muito novos tiveram de sair de casa, dar conta sozinhos de uma vida que não escolheram? Há também aqueles que quando criança já sabiam direito se virar, por que desde os 10 começaram a trabalhar. Essas certezas não são menos doloridas que as dúvidas. Afinal de contas, quem não quer poder sonhar?