• Matéria: Pedagogia
  • Autor: andreiamicta
  • Perguntado 7 anos atrás

como podemos entender os temas do racismo, do preconceito e da discriminação Na sociedade brasileira são intrínsecas as relações entre exclusão, preconceito e discriminação, pois, como prática comum, a diferença se reconfigura em desigualdade, em algumas situações de forma muito clara e em outras de forma sutil e complexa. Esta prática cotidiana aprece em diferentes espaços sociais

[...] preconceitos são realidades historicamente construídas e dinâmicas, são reinventados e instalados no imaginário social continuamente. Os preconceitos atuam como filtros de nossas emoções colorindo nosso olhar, modulando nosso ouvir e tocar, fazendo com que tenhamos uma percepção simplificada e enviesada de realidade.

Há uma tendência a tornar todos iguais. Muitos são referidos ao termo índio sem marcar as diferenças étnicas e as subjetividades que diferenciam estes povos. Baseado no texto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de homogeneização?

Selecione uma alternativa:
a)
Essa atitude significa que todos somos humanos e por isso somos iguais o que explica a aceitação do indígena pela sociedade branca.

b)
Usar o termo índio para designar o silvícola, nada tem a ver com relação de exclusão e desigualdade, pois essa nomenclatura sempre foi usada nos livros de história.

c)
Essa tendência generalista não permite que se vejam as subjetividades de cada grupo. De um lado estão os brancos ocidentalizados e de outro os “índios”.

d)
Generalizar por meio do substantivo “índio” faz parte de facilitar o entendimento das diferenças entre brancos e índios.

e)
A diferença está entre brancos e índios e não entre os índios que são todos iguais, pois todos vivem na selva.mo resultado das relações e práticas sociais estabelecidas historicamente?

Respostas

respondido por: emilly7916
0

Resposta:

Não entendia pergunta

Perguntas similares