1) Alguns anfíbios, como os sapos e as rãs, possuem venenos que tem por base substâncias químicas que vem sendo utilizadas em pesquisas biomédicas para a produção de medicamentos. Os cientistas acreditam que o conhecimento das relações evolutivas dos anfíbios pode auxiliar na escolha das espécies a serem estudadas na busca de novos medicamentos. Dentre as espécies estudadas estão: Rana palmipes, Epipedobates anthonyi, Phyllomedusa bicolor e Epipedobates tricolor.
Porém, na espécie de rã Epipedobates tricolor foi descoberto um composto químico com propriedades para a produção de medicamentos.
A) APONTE em qual das espécies de rã listadas no enunciado é mais provável que também seja encontrado um composto químico como esse da espécie Epipedobates tricolor. Justifique sua escolha.
2)
“O transmissor do vírus da dengue e da febre amarela é o aedes aegypti, espécie de mosquito menor que o pernilongo (mede cerca de 5mm), delgado, escuro e de hábitos diurnos.”
De acordo com as regras internacionais, há dois erros na forma como o nome foi escrito.
A) INFORME a forma correta de escrita do nome científico desta espécie, IDENTIFICANDO os dois erros cometidos.
3) Após utilizar parte do molho de tomate, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava contaminado por bolores (fungos pluricelulares).
Mariana concluiu que os bolores teriam nascido a partir do próprio molho de tomate. Entretanto, a conclusão de Mariana não é correta.
A) EXPLIQUE para Mariana como o bolor surgiu no molho de tomate.
4) “Seres microscópicos aquáticos, como algumas espécies de algas verdes, apresentam poucas células, que se agrupam e formam diferentes estruturas. Algumas dessas células são responsáveis por sua reprodução, enquanto outras são capazes de realizar fotossíntese, processo responsável pela fabricação de alimento para sua sobrevivência.”
A) RETIRE do texto duas características que permitam afirmar que essa alga é um ser vivo.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
1-a) Na espécie Epipedobates anthonyi, pois pertence ao mesmo gênero.
2-O gênero (primeiro nome) deve começar com letra maiúscula e todo o nome deve estar em italico.
Aedes aegypti
Explicação:
respondido por:
13
1. A espécie B, pois evolutivamente se encontra mais próxima das espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor – que apresentam alcaloides –, pois o ancestral que a espécie B apresenta em comum com elas é mais próximo do que o ancestral em comum da espécie A e das espécies que apresentam alcaloides. Logo é mais provável que a espécie B e as espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor tenham mais características em comum, no caso possivelmente a presença de alcaloides.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás