Colaborar Você possui 9 mensagem(ns) não lidas9
Homem, Cultura e Sociedade
Av1 - Homem, Cultura e Sociedade - A
Informações Adicionais
Período: 15/04/2019 00:00 à 06/05/2019 23:59
Situação: Iniciada
Protocolo: 391676209
1)
Na estrutura do Estado Absolutista na França no século XVIII, havia três estados:
I - O Primeiro Estado que era representado pelo clero. Seus integrantes eram isentos de pagar os impostos.
II - O Terceiro Estado que era representado pela burguesia, que se dividia entre comerciantes, banqueiros, empresários e trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando a grande maioria da população.
III - O Primeiro Estado que era representado pela burguesia, que se dividia entre comerciantes, banqueiros, empresários e trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando a grande maioria da população.
IV- O Segundo Estado que era representado pela nobreza ou aristocracia francesa. Seus integrantes também pagavam impostos e não tinham acesso a cargos públicos;
V - O Terceiro Estado que era representado pelo clero. Seus integrantes eram obrigados a pagar os impostos.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I e II.
Alternativa assinalada
b)
I, II e IV.
c)
III e IV.
d)
II, III e IV.
e)
I, IV e V.
2)
Há uma diferença de valor entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe como pagamento pela venda de sua capacidade de produzir. Esse valor é um valor a mais que garante o lucro e também é a fonte de riqueza dos capitalistas. Essa diferença é chamada por Karl Marx de:
Alternativas:
a)
acerto.
b)
mais-valia.
Alternativa assinalada
c)
menos-valor.
d)
desacerto.
e)
terceirização.
3)
No final do século XVIII e durante todo o século XIX, aconteceu a Revolução Industrial, que provocou mudanças nas formas de produção e na vida das pessoas. Sobre a Revolução Industrial, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) A primeira Revolução Industrial ocorreu na Alemanha, que possuía condições estáveis de transporte e uma classe social que era a nobreza, bem diferente dessa mesma classe na Inglaterra.
( ) A Revolução Industrial iniciou com o algodão e caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal, pela produção através das máquinas e fábricas, melhorando a eficácia da produção, a rapidez e o custo da produção dos produtos.
( ) A segunda etapa da Revolução Industrial se deu com inovações industriais com relação ao emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos.
( ) A terceira etapa da Revolução é considerada, por muitos estudiosos, como os avanços tecnológicos dos séculos XX e XXI, tais como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular, entre tantos outros.
A ordem correta do Verdadeiro ou Falso é:
Alternativas:
a)
V, V, V, V.
b)
F, V, V, V.
Alternativa assinalada
c)
V, V, F, F.
d)
F, V, F, V.
e)
F, F, V, V.
4)
Max Weber procurou explicar a dominação (entre grupos ou indivíduos) a partir de um questionamento acerca dos princípios que orientam a ação da dominação. Ele discrimina três tipos gerais de dominação legítima, ou seja, aceitos socialmente e validados em diferentes sociedades. Esses três tipos são:
Alternativas:
a)
dominação habitual, dominação cativante e dominação jurídica.
b)
dominação corriqueira, dominação simpática e dominação permitida.
c)
dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal.
Alternativa assinalada
d)
dominação lendária, dominação influente e dominação regular.
e)
dominação proverbial, dominação atraente e dominação assegurada.
5)
Para Émile Durkheim, o fator de coesão de sociedades consideradas por ele "primitivas", é um processo de conexão por semelhanças entre pessoas em que a ideia de indivíduo é pouco importante ou ausente.
Esse processo foi chamado por Durkheim de:
Alternativas:
a)
Solidariedade mecânica.
b)
Solidariedade anônima.
c)
Solidariedade orgânica.
Alternativa assinalada
d)
Solidariedade atômica.
e)
Solidariedade biônica.
Respostas
1) Apenas I e II IV estão corretas.
Para explicar as alternativas incorretas podemos apresentar o contexto social que desencadeou a revolução francesa.
Naquele período, havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.
Deste modo, ocorreu uma busca pela quebra desse sistema e a instituição dos ideais de fraternidade, liberdade e igualdade, ocasionando a Revolução Francesa.
2) Mais-Valia (letra B).
A mais-valia pode ser entendida como um conceito marxista, que consiste no valor do trabalho que não foi/é pago ao trabalhador, geralmente esse fato ocorre em economias capitalistas onde os profissionais são explorados na perspectiva de um salário para suas tarefas.
Deste modo, a mais-valia absoluta está relacionada a produção do excedente a ser apropriado pelo capitalista, enquanto a relativa é o entendimento que proporcionou o capitalismo como principal pilar para o desenvolvimento econômico mundial.
3) A alternativa B está correta.
A partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial.
Deste modo, essa modificação e desenvolvimento econômico e da forma de trabalho, continuou contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes a partir da desigualdade social.
4) Alternativa C.
Para Weber a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.
Sendo eles:
A ação racional com relação a um objetivo;
A ação racional com relação a um valor;
A ação afetiva;
E por fim, a ação tradicional.
Assim, a ação social é movida como ações individuais dotadas de sentido por uma ação prévia.
5) A alternativa A está correta.
Para Durkheim a sociologia é uma forma de estudar a sociedade e o indivíduo como parte desse processo, onde o funcionamento do espaço o qual ele vive interfere diretamente na sua relação com os demais.
Por isso, ele explica a solidariedade orgânica como parte das sociedades modernas, ou seja, sua organização é mais complexa, assim como o conjunto de leis e regras são instituídas de forma melhor estruturada.
Já a solidariedade mecânica é um bom exemplo para apresentar as culturas primitivas.