Respostas
Resposta:
Primeiros habitantes e donos da terra, onde produzem seus alimentos, reproduzem sua cultura, costumes e tradições. Assim são os indígenas, povos que conhecem bem os solos, rios, lagos, animais e plantas dos locais em que vivem. Hoje, no Brasil, vivem cerca de 800 mil índios, o equivalente a 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. Os índios estão em 688 terras indígenas.
No bioma Cerrado existem mais de 80 etnias, que no passado viviam exclusivamente da caça e da agricultura de coivara – um tipo de agricultura de corte e queima. Muitos dos Karajás, Avá-canoeiros, Krahôs, Xavantes, Xerentes, Xacriabás e Tapuias foram dizimados ou migraram forçados pelo colonialismo. Povos mais antigos a habitar esse bioma, são vítimas de conflitos locais com fazendeiros e grandes empreendimentos. Obrigados a se adaptar ao que resta de recursos naturais, valorizam o conhecimento tradicional, a cultura e lutam por seus direitos.
Organizados, criaram a MOPIC (Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado), movimento político que surgiu a partir da Corrida de Toras de buriti, um rito indígena caracterizado pela disputa de equipes que correm carregando toras da palmeira pesando de 100 a 120 quilos. Com essa articulação, lutam para garantir direitos como a segurança territorial das aldeias indígenas do Cerrado, impedir o avanço da agropecuária, do desmatamento e da poluição na cabeceira dos rios e a derrubada da vegetação para dar lugar ao eucalipto, à agropecuária e à soja.
Na Caatinga vivem diversão povos, entre eles os Pankararé, Kantaruré, Xucuru-Kariri, Kiriri, Kaimbé, Tuxá, Tumbalalá e Payaku. Na região Semiárida da Bahia, onde estão os Pankararé, há ocorrência de pinturas rupestres. São consideradas as primeiras impressões dos povos da Caatinga, em uma área considerada rica em biodiversidade, o chamado Raso da Catarina, formado pelos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé.
Os indígenas da Caatinga também se organizaram em torno de um movimento social, chamado APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo). Criada em 1990 a APOINME congrega 71 povos.
Explicação: