O texto Capoeira na Escola e na Educação Física (MELO, V. T. . A capoeira na escola e na Educação Física. Motrivivencia (UFS) , v. 13, p. 190-199, 2011.), discute a presença da capoeira na escola. Assim o autor faz duras crítica à maneira como é abordada a capoeira na escola, EXCETO:
1 -A capoeira é separada de sua história, de sua raiz, agregando valores que não condizem com o ideário de uma sociedade mais justa e igualitária.
2-A inserção da capoeira na escola deve superar concepções compensatórias que reduzem suas possibilidades educacionais ao auxílio das aprendizagens dos conteúdos e linguagens que já estão legitimados dentro do currículo escolar.
3- A capoeira é usada como conteúdo ideológico de contra cultura dominante da raça branca sobre a negra.
4- É visto na capoeira um reconhecimento recíproco entre os conhecimentos e linguagens provenientes da academia e da capoeira.
5- A capoeira a função desta modalidade no contexto escolar, em que, muitas vezes é entendida como atividade auxiliar no controle disciplinar e não no processo educacional.
Respostas
3. A capoeira é usada como conteúdo ideológico de contra cultura dominante da raça branca sobre a negra.
A capoeira é importante dentro do aprendizado porque ajuda as pessoas a entenderem os valores trazidos na cultura africana. Permite o entendimento sobre a raça negra e sua história.
A capoeira é um importante esporte na nossa sociedade cujas origens são africanas. É bastante praticado no Brasil, principalmente no Estado da Bahia, região do país que recebeu muita influência da África, juntamente com Maranhão, Rio de Janeiro, dentre outras.
A capoeira consiste em um esporte que envolve a dança e a luta, onde os praticantes mostram a sua 'ginga'.
Os rituais envolvem a roda, que representa a vida e os seus ciclos. Temos também a música que é tocada por berimbaus, importante instrumento da modalidade, uma vez que é por meio dela que irá ser realizado a atividade.
Abraços!
Resposta:
A capoeira é usada como conteúdo ideológico de contra cultura dominante da raça branca sobre a negra.
Explicação:
Corrigido AVA