Durante a vida pré-natal, a circulação placentária fornece oxigênio ao feto, mas, ao nascimento, são os pulmões que passam a fazer a troca gasosa. No sistema circulatório, ocorrem alterações ao nascimento e durante os primeiros meses pós-natais. É no momento do nascimento que podem aparecer disfunções cardiovasculares decorrentes de malformações cardíacas, que são os defeitos congênitos mais comuns. Atualmente, existem métodos capazes de diagnosticar e até mesmo de tratar disfunções fetais ainda no período intrauterino, sendo necessário para isso um acompanhamento pré-natal adequado.
Para que os pulmões passem a realizar as trocas gasosas após o parto, mudanças devem acontecer. Analise as afirmações a seguir relativas a essas mudanças.
I. Fechamento do ducto arterioso por onde passa sangue pouco oxigenado do ventrículo direito para a aorta descendente na circulação fetal.
II. Abertura do forame oval decorrente do aumento de pressão na circulação pulmonar.
III. Fechamento da veia umbilical e do ducto venoso, permanecendo o ligamento redondo do fígado e o ligamento venoso.
IV. Fechamento das artérias umbilicais decorrente de estímulos térmico, mecânico e pela variação na pressão de oxigênio.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
II, III e IV.
I e II.
II e III.
I, III e IV.
I e IV.
Respostas
respondido por:
6
I, III e IV.
Durante o pós parto, os pulmões do bebê devem passar a realizar trocas gasosas sozinho. Para isso algumas mudanças ocorrem no organismo.
As principais são: o ducto arterioso fecha próximo ao local que o sangue pouco oxigenado passa do ventrículo direito para a aorta descendente. A veia umbilical e o ducto venoso fecham e as artérias umbilicais também. Devido aos estímulos térmico, mecânico e de pressão de oxigênio.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás