“O desenvolvimento da ciência moderna é acompanhado pela permanente multiplicação de disciplinas, de departamentos e currículos acadêmicos. A história da ciência e a epistemologia já não dão conta da complexidade teórica e dos métodos científicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAVIANI, Jayme. PEIXOTO, Aromilda Grassotti. Interdisciplinaridade: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008, 2. edição e revista.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, sobre a relação entre a multifuncionalidade e a multidisciplinaridade, analise as seguintes proposições:
I. O desenvolvimento completo, pleno, consciente e universal do ser humano exige muito mais do que modificações nas formas de exploração do trabalho.
PORQUE
II. A multidisciplinaridade também é insuficiente para superar os problemas de fragmentação e desarticulação dos currículos nas escolas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II é uma justificativa correta da primeira.
Respostas
respondido por:
5
I é verdadeira. O ser humano, apesar de ser fundamentalmente marcado pelo fenômeno do trabalho, é um sujeito complexo que não se limita ao trabalho. Tem sonhos, aspirações, desejos que podem mesmo ser contraditórios e necessidades subjetivas que vão além disto.
II é verdadeira, uma vez que ter muitas matérias, sem estabelecer a correta ligação entre elas, não colabora para uma compreensão unificada do mundo, e sim para uma confusão mental.
É correta a alternativa D.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás