O dissídio coletivo tem por origem o impasse na negociação coletiva. Entretanto, não é necessário que haja greve para que possa ser instaurado. A greve constitui mecanismo de autotutela do trabalhador, pois ele tenta submeter o empregador às suas reivindicações por meio de sua própria força. Trata-se de direito fundamental, consagrado na Constituição Federal de 1988.
BAÍA, Júlio César de Paula Guimarães. Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O instituto da greve configura meio de os trabalhadores privados exercerem pressão exclusivamente ao Estado, objetivando melhores políticas públicas relacionadas ao salário.
( ) Sobre o direito à greve, o sindicato definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades adiáveis da comunidade.
( ) É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
( ) O instituto da greve está intimamente ligado ao Estado Democrático de Direito, uma vez que é forma de promover o exercício do princípio da igualdade, no plano coletivo, entre trabalhadores e empregadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F – F – V – V.
b.
V – F – V – F.
c.
V – V – V – F.
d.
V – V – F – F.
e.
V – F – V – V.
Respostas
respondido por:
62
Resposta:
FFVV. RESPOSTA CORRETA, CORRIGIDO PELO AVA.
Explicação:
priinglesz:
certo
respondido por:
26
Resposta:
F – F – V – V. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás