Respostas
Resposta:O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Explicação:Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
Resposta:X
logo
ASSINE
Revista
Gasolina: conheça o processo para a fabricação do combustível
Processos químicos complexos são responsáveis por transformar derivados de petróleo em combustível
1.2.2018 | SAMUEL LIMA (CARTOLA AGÊNCIA DE CONTEÚDO)
Globo+Baixe o aplicativo para ler esse e outros conteúdos
(FOTO: TOMÁS ARTHUZZI)
Pense no barril de petróleo como uma cesta cheia de peças de um quebra-cabeça. Todas elas são feitas do mesmo material (moléculas de carbono e hidrogênio), mas têm tamanhos e formas diferentes. E é justamente o tamanho e a forma de cada uma que determinam se essas peças vão ser usadas para formar gás de cozinha, asfalto para pavimentar as ruas da cidade ou litros de gasolina ou óleo diesel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo começa com a separação física das peças do quebra-cabeça por meio do aquecimento do petróleo na refinaria, em um processo chamado destilação atmosférica. Como o tamanho dos hidrocarbonetos é diferente, os pontos de ebulição de cada material também não são iguais. A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente.
Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna. Placas em diferentes alturas recolhem cada um dos produtos separadamente.
Explicação: