A base de cálculo desse tributo vai variar se for um produto de procedência estrangeira ou se o produto é nacional e sua saída se dá do estabelecimento industrial ou equiparado; e no caso de arrematação de produto apreendido ou penhorado, o preço da arrematação. É um tributo seletivo e não cumulativo. A seletividade importa no estabelecimento das alíquotas do imposto conforme a essencialidade do produto. Quanto mais essencial o produto menor será a alíquota, e quanto menos essencial o produto, maior será a alíquota. A não cumulatividade permite que se compense o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas operações anteriores.
Respostas
Resposta:
o IPI
Explicação:
não essencial para população:
Exemplifico com o IPI sobre o cigarro/tabaco podem variar de 30% a 300%;
Essencial para população:
Alimentos processados, industrializados arroz, feijão e outros 0% de IPI
O texto refere-se ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Esse é um imposto federal que incide em produtos da indústria nacional ou de importação de países estrangeiros. A valor cobrado varia de acordo com alguns fatores, o principal deles é o produto.
Alíquotas de IPI
As alíquotas variam de acordo com o tipo de produto, quando considerados supérfluos possuem tarifas mais elevadas que os demais.
Existe uma tabela que serve como base para incidência dos impostos nos produtos, é chamada de Nova Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI).
Saiba mais sobre imposto IPI: https://brainly.com.br/tarefa/16097470
#SPJ2