Respostas
Resposta:A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da condição são dor abdominal, diarreia e flatulência.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.
A doença celíaca é diferente da sensibilidade ao glúten ou intolerância ao trigo. Se você tem sensibilidade ao glúten, pode ter sintomas semelhantes aos da doença celíaca, como dor abdominal e cansaço. Ao contrário da doença celíaca, a sensibilidade ao glúten não danifica o intestino delgado.
O que é o glúten?
O glúten nada mais é do que uma proteína de tamanho grande, formada por duas proteínas menores chamadas gliadina e glutenina. Ele é encontrado junto ao amido, em cereais como trigo, centeio, cevada, triticale e malte.
Essa substância possui diferentes finalidades na produção dos alimentos. No processo de fermentação do pão, por exemplo, o glúten contido na farinha de trigo é responsável pela permanência dos gases no interior da massa, fazendo com que o pão aumente de volume e não diminua após esfriar.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Conheça aqui os prós e os contras do glúten!
Tipos
A doença celíaca pode ser dividida em três tipos, sendo eles:
Clássica
A doença celíaca clássica é comum na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, quando se introduz alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, entre outros industrializados com cereais proibidos.
Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.
Não Clássica
Esse tipo é caracterizado por apresentar poucos sintomas e aqueles gastrintestinais são discretos. Ocorre, por exemplo, anemia resistente a reposição de ferro, irritabilidade, fadiga, pouco ganho de peso e estatura, obstipação crônica, manchas no esmalte dos dentes, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Assintomática
Nestes casos não há manifestação aparente. E apenas com pesquisa de anticorpos em familiares de primeiro grau, se faz o diagnóstico. A doença assintomática se não tratada pode evoluir com complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.
Causas
O que causa a doença celíaca?
A doença celíaca ocorre devido a presença geneticamente determinada de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico contra o glúten. Com a agressão à mucosa intestinal, que é variável de pessoa para pessoa, estes os anticorpos atacam a proteína, causando a inflamação no local, atrofia das vilosidades intestinais e consequente deficiência de absorção de nutrientes.
Os pesquisadores não sabem exatamente o que desencadeia a doença celíaca em pessoas em risco que comem glúten durante um longo período de tempo, mas é possível que isso seja genético. Cerca de 10 a 20% dos parentes próximos de pessoas com doença celíaca também são afetados.
Fatores de risco
A doença celíaca pode afetar qualquer pessoa. No entanto, tende a ser mais comum em pessoas que têm:
Um membro da família com doença celíaca ou dermatite herpetiforme
Diabetes tipo1
Síndrome de Down ou Síndrome de Turner
Tireoidite autoimune
Colite microscópica (colite linfocítica ou colagenosa)
Doença de Addison
Artrite reumatóide.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Sintomas
Sintomas de Doença celíaca
Os principais sintomas da doença celíaca são:
Dor abdominal
Diarreia
Flatulência
Distensão do abdômen
Fraqueza
Perda ou dificuldade para ganhar peso
Queda de cabelo frequente
Diminuição do apetite
Lesões de pele
Anemia
Deficit de crescimento em crianças
Infertilidade.
Algumas pessoas com doença celíaca não apresentam sintomas ao diagnóstico. Os sintomas também podem variar muito e são diferentes entre adultos e crianças.
Crianças
Em crianças com menos de 2 anos de idade, os sinais e sintomas típicos da doença celíaca incluem:
Vômito
Diarréia crônica
Barriga inchada
Falha em prosperar
Pouco apetite
Perda de massa muscular.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Saiba mais: Tire dez dúvidas sobre a doença celíaca
As crianças mais velhas podem experimentar:
Diarreia
Prisão de ventre
Perda de peso
Irritabilidade
Baixa estatura
Puberdade tardia
Sintomas neurológicos, incluindo transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), dificuldades de aprendizagem, dores de cabeça, falta de coordenação muscular e convulsões.
Resposta:
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da condição são dor abdominal, diarreia e flatulência.
A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.