A filosofia não surge do nada, mas como uma espécie de afronta ao pensamento mítico, uma forma de secularização. Em geral é entendida como uma outra resposta possível para a realidade, isso porque, os mitos começaram a ser questionados, isso devido a perspectiva trágica e à extrema humanidade que eram descritos os deuses com paixões e defeitos humanos. Assim, o primeiro veio da filosofia preocupou-se com a origem, a formação de todas as coisas. De certa forma, representa o início do pensamento secularizado. Elaborado pelo professor, 2018. A partir do texto acima e do material estudado, analise as afirmações a seguir: I. Os primeiros filósofos são contados entre os gregos, no séc. VI e VII a.C., foram chamados de pré-socráticos. II. Filosofar não é aceitar, de forma ingênua, as coisas e o mundo como são apresentados. III. Os pré-socráticos, tinham por objetivo apresentar outra alternativa para as cosmogonias, no caso de Tales de Mileto, a água era a origem de tudo. IV. Sócrates rompe com seus antecessores retornando á explicação mítica da realidade. É certo o que se afirma em:
Respostas
I - Verdadeira - Os primeiros filósofos também podem ser chamados de sofistas ou pré-socráticos e surgiram na Grécia.
II - Verdadeira - Filosofar consiste no desenvolvimento da razão.
III - Falsa - eles pretendiam explicar a natureza através das cosmogonias.
IV - Falsa - Sócrates traz uma nova perspectiva sobre filosofia que pretende investigar o comportamento do homem e não apenas a sua origem como foi apresentado pelos sofistas.
III é verdadeira porque os pré-socráticos buscavam uma alternativa para explicar as origens que não fosse mítica.
Resposta:
ALTERNATIVAS: I, II, III
Explicação:
III: Eles buscam por um princípio Arkhé, do qual todas as coisas são constituídas. A essa maneira de compreensão do mundo chamamos de cosmologia, isto é, eles procuram uma racionalidade constitutiva do cosmos (universo). Para a história da filosofia, a importância de Tales advém sobretudo de ter afirmado que a água era a origem de todas as coisas. A água seria a physis, que, no vocabulário da época, abrangia tanto a acepção de “fonte originária”.....