Ao estudarmos, mesmo que brevemente, a trajetória histórica de ensino da arte no brasil, pudemos observar a integração de diferentes orientações quanto às suas finalidades, à formação e atuação dos professores, mas, principalmente, quanto às politicas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos. Sobre a historia do ensino da arte no brasil todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:
a) No Brasil, o ensino de Arte apresentou inicialmente uma dupla abordagem: como técnica artesanal e como ciência.
b) A concepção de arte na Academia Imperial era a de que, para ser artista, se fazia necessário copiar exaustivamente os clássicos. O binômio “arte e técnica” era indissociável nesse período.
c) No século XX, com o advento do Modernismo, o ensino da arte irá priorizar o desenho linear (geométrico) e ainda imitativo, o que revela a noção que prevalece por muito tempo de que para ser seria, a arte deveria unir-se a matemática.
d) Para o pós-modernismo, arte é uma forma de produção cultural que deve ser estudada situada em seu contexto cultural. Cada concepção reflete o modo como lidamos com o conhecimento em arte na sala de aula.
e) No século XIX, na academia Imperial de Belas Artes, os primeiros professores, aqueles a introduzirem o estilo neoclássico no Brasil, eram franceses e quem podia frequenta-la eram os filhos da elite.
Respostas
A alternativa C está incorreta.
O modernismo quebra os paradigmas com outras escolas, então, o caráter imitativo já não pertence ao processo.
O modernismo foi um movimento cultural que seguiu os moldes das evoluções que a sociedade vinha passando, com a expansão da urbanização, e, o período de pós-guerra, onde mudanças consideráveis na organização mundial aconteciam, e, com isso, a semana de arte moderna foi um marco, acontecendo em São Paulo no Teatro Municipal de SP.
Dentre as características do modernismo podemos destacar:
A liberdade na estética de criação;
As diferenças nas manifestações artísticas; a ironia, o humor e a paródia, tornando os textos e produções mais criativas e bem articuladas;
A visão crítica do histórico passado no país;
Bem como a linguagem brasileira em sua essência.