Respostas
Resposta: A filosofia tem 6 eras: Era Pré-Socrática, Era Clássica, Era Medieval, Renascentista, Era moderna e Era Contemporânea
Explicação:
Na era pré-socrática, a principal preocupação era saber de que era feito o mundo e o ser humano tipo “de que são feitas as coisas?”
Na Era Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles estavam envolvidos com grandes questões: o sentido da vida, justiça social, administração das cidades, a busca da felicidade, como ser um bom cidadão.
Na era medieval tinha muito a questão do poder da igreja, então a maioria dos problemas filosóficos era relacionados a religião. Tinha filósofos tipo Santo Agostinho ou o Santo Anselmo que buscou um equilíbrio entre fé e razão.
Na era renascentista muitas coisas foram puxadas das outras eras, teve o neoplatonismo e filosofias sobre a razão e o conhecimento. Também teve Maquiavel e Montaigne no meio político e pra eles não havia muita saída para a corrupção na política, a política sempre seria corrupta. Pode ser um tema bom pra problematizar.
Na era clássica dá pra se dizer que foi a era do racionalismo. Houve muita mistura da filosofia com as ciências, como Descartes por exemplo, que acreditava que tudo podia ser explicado por um raciocinio lógico matemático.
Teve perguntas de ordem epistemológica, existencial e política: “como podemos conhecer o que conhecemos?”, “qual é a essência do eu?” e “o que ocorrerá no mundo se a monarquia cair?”. Dúvidas que lançaram bases para um sério questionamento sobre o status quo e para a consolidação do ideal democrático nascente. A grande mudança intelectual dos modernos foi considerar as coisas externas (a natureza, a política etc) como representações ou conceitos. Isto é, tudo o que pode ser conhecido deve ser transformado pelo homem em um conceito distinto e demonstrável, permitindo ao homem interpretá-lo a seu bel prazer. Na convicção moderna, a razão governa emoções, vontades e define o melhor sistema político.
Até chegar o Immanuel Kant no final da era e atacar esse racionalismo todo.
Na era contemporânea, depois que o kantianismo destrui essa de que a razão é maior que tudo, a filosofia vem puxando até hoje vários problemas novos. Tem Auguste Comte e o positivismo. Tem Karl Marx e o comunismo. Edmund Hurssel sobre a realidade. Tem Nietzsche criticando e destruindo todos os ideais como felicidade, amor e esse tipo de coisa.
E vai até hj então tem muito problema pra você escolher dessa hora, vários filósofos com problematizações diferentes.