Respostas
Resposta:Tradicionalmente se atribui aos gregos e romanos a invenção da política como organização governamental, pautada em leis, ou seja, no direito, de um território, portanto, de forma racional e coletiva.
Contudo, o surgimento da política não implica que antes não havia o exercício de governo e de organização social, porém é a maneira que se distingue, ou seja, antes o poder era exercido de forma despótica, isto é, nos moldes de chefes de família em que o líder determina e impõem suas vontades e decisões.
Tanto na Grécia quanto em Roma, três aspectos foram decisivos para a invenção da política:
1) a forma da propriedade da terra;
2) o fenômeno da urbanização e
3) o modo de divisão territorial.
Todos estes aspectos provocaram profundas lutas de classes dos ricos proprietários de terras e de economia agrária contra ricos artesãos urbanos e dos pobres camponeses e os assalariados contra os ricos. Por luta de classes, pode-se entender estas lutas por lutas de interesses. Interesses que podem ser satisfeitos mediante intervenções políticas.
Neste contexto, então, de lutas e conflitos, surge a figura dos legisladores, pensadores que formularão as leis e, consequentemente, o direito cujo objetivo será o de impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um único governante (imperador), senhor único da terra. da justiça e das armas e representante da divindade.
Explicação: