4. Questão O Balanço Patrimonial das empresas é estruturado de acordo com as normas estabelecidas pela legislação brasileira e sofreu alterações com o advento da Lei nº 11.638/07 e Medida Provisória nº 449/08, estas mudanças visam também, as adequações às Normas Internacionais de Contabilidade. Com relação às mudanças na estrutura e forma de apresentação, analise as sentenças a seguir: I- Apresentação do ativo em dois grandes grupos de contas: o Ativo Circulante e o Ativo não Circulante. II- Apresentação do passivo em três grandes agrupamentos de contas: o Passivo Circulante, o Passivo não Circulante e Financiamentos. III- A extinção da nomenclatura Ativo Permanente, substituindo-a pela nomenclatura Ativo não Circulante. IV- A criação do subgrupo Intangível no Ativo não Circulante, cujos itens que o compõem serão destacados do Imobilizado. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças I, III e IV estão corretas. b) As sentenças II e III estão corretas. c) As sentenças III e IV estão corretas. d) As sentenças I, II e III estão corretas.
Respostas
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis exigidas por lei, que em determinado momento apresenta a situação patrimonial e financeira da empresa, quantitativa e qualitativamente.
A Lei nº 11.941/09 alterou a classificação do balanço patrimonial, que se apresenta agora como I – ativo Circulante; e II – ativo não circulante.
Ativo Permanente é um grupo de contas contábeis que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura. O uso desse grupo de contas foi extinto, passando a integrar o Ativo Não Circulante.
O ativo não circulante é composto por ativo realizável em longo prazo, investimento, imobilizado e intangível.
Resposta:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Explicação:
Gabarito