• Matéria: Filosofia
  • Autor: kellycordeirorp97l5n
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajudem por favor, tenho 41 anos e voltei a estudar ano passado para terminar meu ensino médio e o professor mandou assistir um vídeo sobre a ética a nicômaco e fazer uma redação com 10 linhas no mínimo,eu nunca fui boa em redação, alguém pode fazer essa redação para mim?

Respostas

respondido por: minhatvsmartkell
1

Resposta:Aristóteles tinha como mestre Platão e, dando continuidade a cultura do ensino e da reflexão, passou a lecionar também para seu filho, Nicômaco.

É a partir das anotações de Nicômaco que Aristóteles levanta e discute as ideias centrais para a filosofia ocidental, principalmente as debatidas em a República, de Platão. De acordo com os ensinamentos inseridos em Ética a Nicômaco, a ética não é um conceito abstrato e distante, encerrado no ambiente de ensino, mas é percebido como algo prático e palpável, um exercício que permite o florescer da felicidade humana.

Um dos temas centrais para o livro, por sinal, é a felicidade, alvo de atenção sobretudo nos livros I e X da produção.

Aristóteles assume um papel de pedagogo porque se preocupa com a educação e com o futuro do seu próprio filho.

Segundo o filósofo, a felicidade é a finalidade última do ser humano, um bem supremo para onde todo homem se inclina, "a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo".

Ainda de acordo o filósofo discípulo de Platão.

Explicação:Fica claro que Aristóteles percebe que o conceito de felicidade varia de indivíduo para indivíduo, mas o filósofo procura elaborar uma teoria que contemple a todos.

De acordo com o filósofo, existem três tipos de vidas possíveis:

aquela dos prazeres, onde o ser humano se torna um refém daquilo que deseja;

aquela política, que busca a honra pelo convencimento;

aquela contemplativa, a única que detém, de fato, a essência da felicidade.

A vida contemplativa é guiada pelo pensamento e tem como origem a nossa alma, o segredo para alcançá-la é buscar os elementos dentro de si, e não almejar algo que esteja do lado de fora. Dessa forma, para Aristóteles, o maior bem possível de se alcançar é o prazer intelectual, intrinsecamente ligado à vida contemplativa.


kellycordeirorp97l5n: Muito obrigado♥
minhatvsmartkell: denada e desejo sorte nos seus estudos ^^
kellycordeirorp97l5n: Amém
Perguntas similares