Em obras de terraplanagem é comum existir áreas que precisam sofrer corte e aterros. Como forma de minimizar os gastos com compra de material e transporte, o engenheiro deve saber realizar os cálculos de volumes: corte, aterro, compensação, bota-fora, etc.
A respeito do cálculo de volumes, são feitas algumas afirmativas. Identifique com F as afirmativas falsas, e com V as afirmativas verdadeiras.
( ) O material escavado aplicado em aterro, é o mesmo em volume.
( ) Quando o material é escavado e transportado do corte para o aterro em mesmo trecho, denomina-se compensação longitudinal de volumes.
( ) Volume compensado é o corte colocado em aterro na mesma seção.
( ) Empolamento é um processo que o material sofre redução de volume durante o transporte.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
Escolha uma:
a. F - V - V - F.
b. V - F - F - V.
c. F - F - F - V.
d. V - V - F - F.
e. F - F - V - V.
Respostas
Resposta: ( F) O material escavado aplicado em aterro, é o mesmo em volume.
Explicação: O material escavado experimenta uma expansão chamado de Empolamento no qual a terra é lançada em um aterro e compactada mecanicamente, sendo o volume final diferente daquele que a mesma massa ocupava no corte.
Resposta: ( V ) Quando o material é escavado e transportado do corte para o aterro em mesmo trecho, denomina-se compensação longitudinal de volumes.
Explicação: A essa operação do transporte dos materiais dos cortes para os aterros será denominada compensação longitudinal de volumes ou simplesmente compensação.
Resposta: ( F) Empolamento é um processo que o material sofre redução de volume durante o transporte.
Explicação: O Empolamento é um processo de aumento de volume verificado na terra, após o processo de extração ou corte, portanto a questão é Falsa. O oposto do empolamento é a contração.
A respeito da segunda questão não tenho certeza quanto a resposta, mas eu apostaria que a questão é (V) verdadeira porque existem indícios que apontam para tal.
Logo a alternativa que mais se aproxima da verdade é a alternativa: a) F - V - V - F