Considerando a própria indagação abordada na Aula 02, em relação as particularidades do desenvolvimento do capitalismo nos diferentes lugares do mundo, classifique as afirmativas abaixo em V (verdadeiras) ou F (falsas) em relação a abordagem teórica sobre a via clássica e a via prussiana (Marx, 1848) e (Marx & Engels,1999):
( ) Via clássica: ruptura de caráter revolucionário com as antigas estruturas sociais; via prussiana: ascensão da burguesia enquanto classe dominante dá-se por meio de uma reforma modernizadora utilizando-se do aparelho do Estado.
( ) Via clássica: rupturas de caráter revolucionário com as antigas estruturas sociais; via prussiana: inexistência de rupturas de caráter revolucionário.
( ) Via clássica: não ha rupturas de caráter revolucionário com as antigas estruturas sociais; via prussiana, ascensão da burguesia enquanto classe dominante dá-se por meio de uma reforma modernizadora utilizando-se do aparelho do Estado.
( ) Via clássica: rupturas de caráter revolucionário com as antigas estruturas sociais; via prussiana: existência de rupturas de caráter revolucionário.
Assinale agora, a afirmativa que apresenta o correto preenchimento da coluna acima, de cima para baixo:
A V, V, V, F;
B V, V, F, F;
C V, F, V, V;
D V, V, F, V;
E F, F, V, V.
Respostas
respondido por:
6
V-V--F-F.
Para os autores, o socialismo científico visa observar uma forma de contrapôr o sistema capitalista implementado no período das grandes Revoluções Industriais, este, que gera a desigualdade social e a luta de classes só pode ser combatido a partir de uma revelação feita pelo povo.
Para ser mais exato, a classe proletária, composta pela parcela segregada da sociedade, deve organizar suas forças para combater o sistema capitalista que é abusivo e na maioria das vezes prejudicial para essa camada social.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás