Respostas
Resposta:
Os verbos regulares e irregulares são as duas flexões de verbos pautadas nas formas de conjugação as quais pertencem.
Assim, importante destacar que os verbos são divididos em 3 tipos de conjugação de acordo com o término da palavras.
Os verbos das primeira conjugação são terminados em – ar, os da segunda são terminados em – er e os da terceira em – ir.
Feita essa consideração, os verbos regulares são aqueles que seguem o modelo de conjugação, caracterizados por conjugações invariáveis.
Eles não alteram seu radical e suas desinências, uma vez que, nesses casos, seguem um paradigma. Já os verbos irregulares não seguem esse modelo, alterando, dessa forma, seus radicais e suas desinências.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Verbo regular é aquele que não sofre alteração em seu radical e nem em suas terminações
Exemplo: Conjugação do verbo regular Mandar no presente do indicativo:
Eu mando
Tu mandas
Ele manda
Nós mandamos
Vós mandais
Eles mandam
Como nem o radical e nem as terminações se alteram nessa conjugação, o verbo é regular. Se o radical ou as terminações fossem alteradas, o verbo seria irregular. Não só o verbo regular é aquele que não sofre alterações assim como ele não altera as conjugações.
Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem.
1) No português, para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo.
Exemplo:
fazer - fiz
trazer - trouxe
poder - pude
2) Não é considerada irregularidade a alteração gráfica do radical de certos verbos para conservação da regularidade fônica.
Exemplo:
vencer - venço
fingir - finjo
Exemplo de conjugação do verbo "dar" no presente do indicativo:[1]
Eu dou
Tu dás
Ele dá
Nós damos
Vós dais. (Aqui há outras conjugações)
Eles dão
Percebe-se que há alteração do radical, afastando-se do original "dar" durante a conjugação, sendo considerado verbo irregular.
Também os verbos "dar" e "saber" são verbos irregulares.