• Matéria: Biologia
  • Autor: pequenatorres12
  • Perguntado 9 anos atrás

se considerarmos apenas o aspecto reprodutivo, podemos afirmar que gimnospermas e angiospermas têm maior independência em relação a água do que briófitas e pteridófitas. explique essa afirmação.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
393

Olá!


As gimnospermas se reproduzem sexuadamente por sifonogamia, ou seja, estas plantas possuem um tubo polínico que é encarregado de levar o gameta até a oosfera. As angiospermas, também se reproduzem sexuadamente por meio da fecundação através de polinização feita pelo vento, insetos e aves. Desta forma, para estas plantas a água não é necessária para a fecundação.


Já a fecundação das briófitas pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada. Na forma sexuada, gametas são produzidos pela planta em sua região apical. Os gametófitos masculinos, então, produzem os anterozoides, que são gametas masculinos com flagelos. 


Para que os gametas masculinos sejam levados até os gametas femininos, a oosfera, é necessária a intervenção da água. Processo parecido ocorre nas pteridófitas.

respondido por: gabrielamorip
8

As gimnospermas e as angiospermas são mais independentes em relação à água que as briófitas e as pteridófitas porque não precisam da água para a reprodução.

Água e reprodução de plantas

Os seres vivos pertencentes ao reino vegetal são classificados em quatro grupos, de acordo com as estruturas e as características que apresentam. Esses grupos são denominados da seguinte maneira: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Assim, as briófitas são as mais simples, apresentando menor grau de evolução. Assim como as pteridófitas (samambaias), são dependentes da água para a reprodução, pois é através dela que os gametas masculinos encontram os femininos e ocorre a fecundação. Já as angiospermas e as gimnospermas, não necessitam da água para que ocorra a fecundação.

Outra questão sobre plantas e reprodução:

https://brainly.com.br/tarefa/35413203

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares
9 anos atrás