Respostas
Justiça e vingança são valores que até podem ser confundidos, mas que na pratica [prática] são bastante distintas, [distintos, pois] a vingança mira o mal, enquanto a justiça tenta preservar o bem estar.
A justiça é baseada em leis que podem variar de país para país, e visa sempre o [ao] bem estar e a [à] preservação da vida, por meio de punições aos que agem de forma ilícita. Suas punições são regulamentadas e variam de acordo com a ação feita.
Já a vingança, por melhor que sejam as intenções, sempre visa o [ao] mal e sempre é impulsionada por sentimentos ruins, como a raiva, ódio, rancor [a raiva, o ódio, o rancor] . A vingança segue a argumentação de [do] olho por olho e dente por dente, tem que sofrer [ou seja, o infrator deve pagar] com a mesma moeda.
Para uma [Uma] pessoa que perde um ente querido, vitima de uma morte brutal causada por algum outro ser humano, obviamente perde o controle e se tiver oportunidade acaba se vingando, muitas vezes [vezes por] culpa de um sistema penal falho que faz com que alguns fiquem impunes.
Por mais que a justiça às vezes falhe, a população tem que acreditar nela incondicionalmente e não podem [pode] tentar fazer justiça com as próprias mãos, para não voltarmos aos tempos de barbárie.