Respostas
Em 1799, com um golpe militar, Napoleão Bonaparte tomou o poder na França. Logo em seguida foi instituído o Consulado e ele se tornou primeiro-cônsul. Em 1802, foi proclamado cônsul vitalício e, dois anos depois, ele se auto-proclamou imperador.
Nos quinze anos em que permaneceu no poder, Napoleão construiu um dos maiores mitos da história. Admirador do general romano Júlio César, acalentava o desejo de transformar a França na maior potência mundial. E não mediu esforços para alcançar seu objetivo. Governando de forma ditatorial, arrastou grande parte da Europa à guerra. Em 1810, já controlava quase toda a porção ocidental do continente, faltando apenas a Inglaterra.
Com suas conquistas, vários governos absolutistas foram extintos e os ideais da Revolução Francesa se disseminaram. No plano interno, Napoleão conseguiu restabelecer a estabilidade política e criou uma infra-estrutura capaz de impulsionar os negócios burgueses na França.
Resposta:
Explicação: Luís XVIII Bourbon ao subir ao trono francês, não desperdiçou vantagens trazidas pela revolução. Ao contrário, concedeu a Carta de 1814 que previa um poder executivo, um parlamento bicameral, tolerância religiosa, o código civil de Napoleão e a abolição do feudalismo.Na política externa, houve uma grande virada após a queda de Napoleão. Enquanto preservar a balança do poder era muito importante, agora, mais focados na guerra estavam os defensores do liberalismo (revolucionários, republicanos, nacionalistas) contra o conservacionismo ou o Velho Regime (a monarquia, os aristocratas, clérigos).Os nobres do Velho Regime, liderados por Klemens Wenzel von Metternich, usaram o Congresso do Sistema, também chamado de Concerto da Europa para que as nações europeias trabalhassem juntas de modo a prevenir qualquer tipo de revolução em seu território.Um novo sentimento de nacionalismo surgiu nos territórios ocupados por Napoleão durante seu império.Durante a ocupação, Napoleão destruiu ou anulou as culturas individuais de muitas nações. Os habitantes dessas nações se ressentiam muito disso e o resultado foi, que nas nações ocupadas explodiu um novo nacionalismo, especialmente na Alemanha e na Itália, num nível que não existia anteriormente. Esta nesse pequeno resumo!