Há contribuição do sistema de saúde público da inglaterra é mensal ou anual?
Há benefícios como: benefício de prestação continuada para idosos e deficientes físicos no sistema de saúde público da inglaterra? O (NHS)
Respostas
Resposta:
Com certeza uma das grandes preocupações de quem vai lá morar é em relação ao sistema de saúde na Inglaterra – facilidade de atendimento em clínicas ou hospitais, qualidade da saúde pública, preço de consultas, exames e cirurgias, planos particulares e, principalmente, quem tem direito a usar tudo isso.
Se você está de mudança para a Inglaterra, tire suas principais dúvidas com esse artigo completo sobre como é a saúde na Inglaterra. Também aproveite e saiba tudo sobre a Inglaterra.
Saúde na Inglaterra: sistema público
Você sabia que o Sistema de Saúde Público (National Health System – NHS) é o mais antigo do mundo? É claro que o sistema não é perfeito e acaba pecando em algumas coisas, mas com a visão de quem mora aqui, ele é, sim, muito eficiente e organizado. E sabe o que é melhor? Consultas, atendimentos e tratamentos são gratuitos para cidadãos britânicos, residentes legais e seus dependentes, e estudantes em cursos com duração superior a seis meses.
Para ter acesso ao sistema público você deve se inscrever no posto local, determinado pelo seu endereço, portando passaporte e comprovante de endereço. Após preencher um formulário básico, em poucos dias você receberá uma carta com seu número de registro e o nome do seu médico de família, mais conhecido como GP (General Practitioner).
Todo esse processo é gratuito e muito rápido. Em uma semana você já pode mandar sua primeira consulta.
Melhor Sistema de Saúde
Você sabia que o NHS foi escolhido no final de 2017 como o melhor sistema em termos de eficiência administrativa, abrangência e acesso aos serviços e bons resultados? Segundo o Royal College of General Practitioners, o Sistema de Saúde na Inglaterra ficou na frente de países como: Austrália, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça, Alemanha, Canadá, França e Estados Unidos da América.
Já sabe onde vai morar? Conheça as melhores cidades da Inglaterra.
Como funciona a saúde na Inglaterra
O GP será o seu primeiro contato em caso de necessidade médica e poderá te passar uma receita para adquirir os remédios a custos muito baixos, muitas vezes até de graça. Para agendar o atendimento você sempre precisa ligar no início da manhã, de preferência logo após as 8 horas, para conseguir uma agenda mais tranquila.
Algumas vezes você até consegue consulta para o mesmo dia, mas o normal é que a visita seja marcada para alguns dias depois.
Já em situações mais específicas, o GP fará uma primeira triagem e, se necessário, te encaminhará para um especialista. Uma carta será enviada para a sua casa com a data marcada para a consulta. Você será atendido pelo médico que estiver de plantão no dia.
Atendimento de emergência
Em alguns casos, se você não tiver tempo de ir ao GP, pode ir diretamente ao hospital e será atendido por um plantonista. Se você ainda não estiver registrado e precisar de algum tipo de atendimento de emergência, basta ir a uma clínica conhecida como walk-in centre. É uma espécie de hospital. Como não é necessário agendamento prévio você será atendido por ordem de chegada.
Saúde na Inglaterra: planos particulares
A grande diferença para o sistema público é que no plano de saúde particular você tem a possibilidade de escolher o seu médico, mas é claro que você paga por isso. Além disso, o tempo de espera para uma consulta com um especialista é menor. O Bupa é o maior e mais conhecido da Inglaterra.
E assim como no Brasil, o valor a ser pago mensalmente vai depender do tipo de plano escolhido – idade do usuário, se o plano inclui ou não dependentes, histórico de saúde, doenças pré-existentes, tempo de carência, entre outros.
Como funciona?
Mesmo que você tenha plano de saúde particular, ainda é necessário marcar uma consulta com o seu GP. É ele que dará o encaminhamento para o médico particular da sua escolha ou, em alguns casos, poderá encaminhar para um médico determinado.