• Matéria: Português
  • Autor: Manoellymaria
  • Perguntado 7 anos atrás

Faça 3 Artigos sobre: Apropriação Cultural

Respostas

respondido por: Lehro1806
1

Resposta:

Nas últimas duas semanas as redes sociais brasileiras foram tomadas por discussões fervorosas quanto à ideia de apropriação cultural. O tema foi trazido à tona após um relato feito pela jovem Thauane Cordeiro em 2 de fevereiro de que fora abordada por um grupo que pedia que retirasse o turbante que estava usando, pois estava “se apropriando” da cultura deles. A jovem usava o turbante pois não tinha cabelo devido ao tratamento contra o câncer. Previsivelmente, houve uma inconformação geral com o caso e argumentos acalorados foram levantados.

Este post não tem nenhum interesse em entrar nessa polêmica e seu autor tampouco vê qualquer relevância em expressar publicamente sua opinião sobre o caso (minha opinião é irrelevante).

Contudo, desde que o caso ocorreu, tentei encontrar discussões bem fundamentadas sobre a origem da ideia de apropriação cultural e não estava conseguindo encontrar mais que referências a blogs ou textos de jornais. Foi aí que resolvi cavar mais fundo e investigar a história desse conceito, procurar os primeiros textos que fazem menção a ele e verificar como seu uso mudou ao longo do tempo.

Assim, este post não pretende nem dar minha opinião sobre a polêmica do momento, nem explicar o que é apropriação cultural, nem falar o que eu penso de tudo isso. Trata-se apenas de um historiador compartilhando o que sua curiosidade encontrou com possíveis interessados na história, fontes, textos e autores que mapeou nessa investigação.

As referências foram selecionadas obedecendo três critérios. Em ordem de prioridade, são eles: (1) cronológica (quanto mais antigo, melhor); (2) impacto na literatura posterior (quanto mais citações o texto recebeu, melhor); (3) semelhança em conteúdo (quanto mais próximo do significado contemporâneo de apropriação cultural, melhor). Esse mapa é razoavelmente breve e não-exaustivo, mas acredito que possa ser útil para quem quiser investigar a teoria ou prática por trás dessa ideia, seja para apoiá-la ou criticá-la. Espero que as referências que se seguem ajudem quaisquer interessados a elevar o nível do debate.

.


Manoellymaria: obrigado <3
Lehro1806: magina
Perguntas similares