A União Europeia, desde 2008, encontra-se mergulhada em uma grave crise econômica, apontada como a pior desde a crise de 1929. As causas dessa nova crise estão ligadas a políticas neoliberais? Explique e aponte algumas consequências.
Respostas
Resposta:
A crise econômica se apresenta como a validação empírica de que o modelo hegemônico de regulação social é um modelo econômico, social e político que se caracteriza por sua violência, desigualdade e injustiça. Produziu uma concentração máxima de poder econômico, junto com o crescimento exponencial das desigualdades em todo o planeta. Portanto, é improvável isolar o modelo “laboral” e “social” que acompanha o paradigma econômico do neoliberalismo, que o sustenta e justifica, da queda estrepitosa do sistema financeiro em 2008. Ainda mais quando desse colapso surgem duas conseqüências importantes: a recuperação da intervenção pública como único salva-vidas que permite o não desmoronamento das finanças, o que implica numa impressionante entrega de fundos públicos no saneamento dos grandes bancos. Em segundo lugar, que as conseqüências mais terríveis do crack se verificam sobre o emprego, com processos importantes de destruição de postos de trabalho, fechamento de empresas, diminuição da atividade econômica e incremento exponencial do desemprego. São efeitos, todos eles, derivados do tipo de regulação econômico-financeira que estavam impostos globalmente.
A crise econômica vivida pela União Europeia desde 2008 apresenta causas ligadas às políticas neoliberais. Visto que o paradigma econômico do neoliberalismo contribuiu para a queda do sistema financeira adotado pela Europa.
A crise econômica da União Europeia e políticas neoliberais
As principais causas da crise econômica da União Europeia desde 2008 que se relacionam com as políticas neoliberais são:
- Endividamento público elevado;
- Ausência de coordenação política na resolução de questões financeiras apresentadas pelos países membros da União Europeia.
Saiba mais sobre a crise econômica de 2008 em: https://brainly.com.br/tarefa/8900661
#SPJ2