b) qual é o efeito de sentido criado pela contraposição entre lixo e luxo no texto ?
e para hoje bora me ajude e urgente
socorro para hoje
Respostas
LUXO E O LIXO.
Luxo e lixo; lixo e luxo; é possível separá-los? O luxo de poucos pode ser o lixo de muitos. As espécies iguais, desfrutam de luxos e lixos diferentes. Não há poesia nessa discrepância, não há poesia no luxo usurpando o lixo.
Enquanto milhões absorvem do luxo o seu luxo no lixo; o luxo absorve do lixo, o resto do luxo. Diferenças, divergências, desigualdades, não são poéticas, mas, consequências de um mundo em transição. Existem males que são necessários, mas que sejam os menores, estes males.
O luxo, cada vez mais luxuoso e o lixo cada vez mais volumoso faz a contradição entre seres iguais; alguns muito ricos, outros muito pobres; poucos excessivamente ricos, muitos excessivamente pobres. Aí está o efeito de uma sociedade totalmente desnorteada pela ambição de muitos em face da falta de oportunidade de milhões.
Políticos, ricos e famosos vêm o lixo como uma praga e não pensam em acabar com ela; na verdade seu luxo depende do lixo e eles sabem disso. Não importa quantos mendigos e andarilhos existem nas ruas; não importa quantos famintos estão a pedir por misericórdia; importa sim, que suas bolsas e sapatos sejam de couro alemão; que seus carrões os desfilem pelas ruas como príncipes e que suas contas bancárias estejam gordas e fartas.
Enquanto os olhos do miserável olham o horizonte sem sentido, os olhos dos poderosos e ricos olham o horizonte cheio de cifrões; enquanto os trapos rasgados, sujos e fedorentos dos miseráveis se arrastam pelas alamedas, as finas sedas esvoaçam ao vento como lençóis belos e cheirosos.