Respostas
Ela terminou com o colapso dos acordos de Bretton Woods em 1971, a crise do petróleo de 1973, e o “crash” da bolsa em 1973-1974, o que levou à recessão da década de 1970. Estritamente definido, o período iniciou em 1945-1952, com crescimento global durando até 1971, embora existam alguns debates sobre a extensão do período, em países diversos, alguns começando tão cedo quanto 1945, e sobrepostos à ascensão das economias asiáticas do oriente nas décadas de 80 e 90.
Resposta: Como consequência da guerra, houve uma enorme transformação geopolítica no mundo, mais concretamente, na Europa:
Deu-se o desmembramento dos impérios referidos, posso dar um conhecido exemplo da Alsácia e a Lorena, anexada novamente à França. O Império Russo perde a Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e a Polónia, tornando-se então estes países independentes após a guerra. Para além deste importante factor geográfico, o Autoritarismo dos impérios foi abolido, democratizando-se assim a Europa e criando estados-nação. Territórios independentes, com políticas mais liberais.
Apesar de todos estes favorecedores factores, nem todas as consequências foram vantajosas. Como seria de esperar, esta guerra ceifou milhares de vidas e destruiu a Europa a nível material. Indústrias, edifícios e terras arrasados; este foi o espectáculo do Pós - primeira guerra pois a Europa foi palco destes confrontos.
Cessada a guerra, as três potências vencedoras reuniram-se na Conferência de Paz onde o Presidente Wilson (EUA) determinou os seus “14 pontos”.
“1) Abolição da diplomacia secreta;
2) Liberdade dos mares;
3) Eliminação das barreiras económicas entre as nações;
4) Limitação dos armamentos nacionais "ao nível mínimo compatível com a segurança";
5) Ajuste imparcial das pretensões coloniais, tendo em vista os interesses dos povos atingidos por elas;
6) Evacuação da Rússia;
7) Restauração da independência da Bélgica;
8) Restituição da Alsácia e da Lorena à França;
9) Reajustamento das fronteiras italianas, "seguindo linhas divisórias de nacionalidade claramente reconhecíveis";
10) Desenvolvimento autónomo dos povos da Áutria-Hungria;
11) Restauração da Roménia, da Sérvia e do Montenegro, com acesso ao mar para Sérvia;
12) desenvolvimento autónomo dos povos da Turquia, sendo os estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo "abertos permanentemente";
13) Uma Polónia independente, habitantes polacos. Acesso ao mar.
14) Criação Sociedade das nações; órgão internacional que evitaria novos conflitos actuando como árbitro nas contendas entre os países – uso da diplomacia.”
Explicação: