• Matéria: Filosofia
  • Autor: luanavieira194
  • Perguntado 7 anos atrás

Sócrates surge em um período no qual a vida social, política, econômica e cultural da Grécia vivia seu período de esplendor. Esse foi o século de Péricles ou Idade de Ouro de Atenas, com destaque para o florescer da democracia, o desenvolvimento do comércio, do artesanato e das artes militares. A política democrática instituída em Atenas possibilitou que pensadores como Sócrates surgissem, pois sua política pressupunha dois conceitos básicos que definiam as ações em assembleias, a saber, da isonomia (igualdade dentre os cidadãos) e da isegoria (capacidade de interrogar, questionar e contra-argumentar). O pensamento socrático afirma que os indivíduos “(...) antes de querer conhecer a natureza ou persuadir os outros, cada um deveria conhecer-se a si mesmo” (CHAUÍ, 2000). Esse pensamento ressalta sua crítica aos filósofos sofistas que surgem como mestres da retórica e da oratória. A respeito da crítica de Sócrates aos Sofistas, assinale a alternativa correta.
Os Sofistas discutiam mas não questionavam.

Alternativa 2:
Os Sofistas defendiam uma realidade inteligível.

Alternativa 3:
Os Sofistas não acreditavam na realidade religiosa.

Alternativa 4:
Os Sofistas buscavam na natureza a origem do cosmos.

Alternativa 5:
Os Sofistas defendiam que o princípio de tudo é a água.

Respostas

respondido por: rodrigolisb2
15

Resposta: Alternativa 1 está correta

Explicação: Na pagina 17 do livro diz: (...) Sua critica direcionava-se à prática de discutir sem questionar, afinal os sofistas se prendiam ao que não discutia a essência humana, mas apenas à manutenção da conduta ou a complexidade de raciocínios que os afastavam dos homens comuns.


gilfer3000: Alternativa 01 (os sofistas discutiam mas não questionavam)
respondido por: marigiorgiani
0

Alternativa 1: Os sofistas discutiam mas não questionavam

O focos dos sofistas era o debate, a "briga" de ideias como forma de convencer. Assim, a informação e o conhecimento não eram suas prioridades, portanto eles não questionavam, apenas afirmavam e defendiam aquela ideia.

Muitos discordam que os sofistas eram filósofos, pois eles não tinham a inquietação que esse pensador deve ter, a vontade de questionar, de duvidar até de si mesmo e de buscar respostas em todos os lugares. Porém, eles permanecem sendo estudados porque estimularam pensadores a desenvolver novos questionamentos, como Aristóteles e Sócrates.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18613569

Anexos:
Perguntas similares