Quem participou das cruzadas ? Principais midanças ocasionadas pelas cruzadas ? E como começaria as cruzadas ?
Respostas
As cruzadas foram as expedições militares, de ordem cristã, que partiam da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e Jerusalém, com o objetivo de conquistá-las, por serem locais sagrados a crença cristã.
Nessa época foram criadas a Ordem de São João de Jerusalém e os Cavaleiros Templários. Várias pessoas participavam das cruzadas, normalmente aqueles que queriam servir à igreja pagar promessas, entre outros.
As mudanças ocorridas devidos as cruzadas foram a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio na Europa. O que gerou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, obstruída pela expansão muçulmana.
Resposta:
No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano II convocou a Primeira Cruzada (1096), expedição religiosa e militar com o objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa. Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição. Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio. De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII. Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.
Explicação: