Em uma carta a Teófilo Braga, datada em março de 1878, Eça de Queirós escreve:
“Com o seu nobre e belo fanatismo da Revolução, não admitindo que se desvie do seu serviço nem uma parcela do movimento intelectual - era bem possível que você vendo a Primo Basílio separar-se, pelo assunto e pelo processo, da arte de combate a que pertencia a Padre Amaro, a desaprovasse. Por isso a sua aprovação foi para mim uma agradável surpresa, e todavia a sua aprovação é mais ao processo que ao assunto, e você vendo-me tomar a família como assunto, pensa que eu não devia atacar esta instituição eterna, e devia voltar o meu instrumento de experimentação social contra as produtos transitórios, que se perpetuam além do momento que os justificou, e que de forças sociais passaram a ser empecilhos públicos”
Suas observações a Teófilo Braga permitem inferir que o Realismo de Eça de Queirós:
Valorizava a sociedade burguesa e as instituições sociais da época.
Tecia críticas sobre as mais diversas instituições sociais como a igreja e a família.Evitava elaborar textos que dialogassem com a história.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Apenas em 3
b. Apenas em 1
c. Apenas em 2
d. Apenas em 2 e 3
Respostas
respondido por:
4
Apenas a afirmativa 2 está correta: "Tecia críticas sobre as mais diversas instituições sociais como a igreja e a família"
Explicação:
Quando Eça relata em seu texto a frase: "era bem possível que você vendo a Primo Basílio separar-se, pelo assunto e pelo processo, da arte de combate a que pertencia a Padre Amaro, a desaprovasse", vemos que Eça construiu uma crítica ao padre, e se assustou com a aprovação de Teófilo a essa crítica.
Eça tinha uma característica marcante em sua escrita, que era a de revelar as desigualdades, e toda injustiça realizada pelas instituições sociais sobre a população. O mesmo buscava apoiadores, e entendia o quão dificil seria, quando o movimento intelectual em grande parte era composto por uma massa burguesa.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás