A abordagem Crítico Emancipatória na Educação Física escolar é uma proposta didático pedagógica da Educação Física (EF) com viés crítico, que questiona o caráter alienante existente nas aulas de Educação Física, baseadas na padronização das práticas esportivas. A abordagem propõe a libertação do aluno de uma visão unicamente individualista, competitiva e autoritária do esporte e dos jogos, transformando essa visão em uma visão pautada em valores e normas que assegurem a todos o direito a participação. As características desta abordagem envolvem algumas estratégias metodológicas que podem ser usadas pelo professor de Educação Física na escola: descoberta, encenação ou vivência, problematização, ampliação, reconstrução coletiva do conhecimento. BUSSO, Gilberto L; VINDITTI JÚNIOR; Rubens. Sistematização epistemológica da educação física brasileira: concepções pedagógicas crítico superadora e crítico emancipatória.Revista Digital - Buenos Aires, v.10, n.83, 2005. Dentro da abordagem crítico emancipatória, analise as afirmativas a seguir: I - Em vez de ensinar os esportes na EF pelo simples desenvolvimento de habilidades e técnicas do esporte, deverão ser incluídos conteúdos de caráter teórico-prático que tornam o fenômeno esportivo transparente, permitindo aos alunos a melhor organização da realidade do esporte, dos movimentos e dos jogos de acordo com as suas possibilidades e necessidades. II - O professor deverá promover o "agir comunicativo" entre seus alunos, para expressar entendimentos do mundo social, subjetivo e objetivo, a interação nas tomadas de decisão, formulação de interesses e problematização do esporte. III - O ponto de referência central na transformação didática dos esportes é o professor. Assim, ele deve por si só pensar o que será mais prático e fácil para ele aplicar com os alunos. IV - Para que o esporte possa ser praticado na escola, é preciso analisar quais os interesses, desejos e necessidades que formam a instituição. O fenômeno social do esporte deve ter a capacidade de colocar o praticante na situação dos outros participantes no esporte; ser capaz de propiciar a visualização dos componentes sociais que influenciam todas as ações sócio-culturais no campo esportivo; além de poder desenvolver as competências da autonomia, interação social, bem como da competência objetiva.
Respostas
respondido por:
14
I, II e IV estão corretas.
Observa-se que o caráter emancipatório da Educação Física deve ser trabalhado de forma cuidadosa com os alunos, no sentido de não garantir uma especialização muito prévia, para que os alunos possam se adaptar ao processo como um elemento de transformação social.
Para isso, é preciso que os educadores reforçem a importância pedagógica e social da Educação Física, de forma a estimular a conscientização no alunado.
respondido por:
2
Resposta:
I, II e IV estão corretas.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás