Respostas
Resposta:
Mendel foi conhecido como o pai da genética, ele se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas a seus descendentes, ele realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro. Escolha que foi uma das razões de seu sucesso com suas pesquisas, pois essa leguminosa apresenta diversas vantagens como fácil cultivo, produção de grande quantidade de sementes, ciclo de vida curto, além de características contrastantes e de fácil identificação.
Em seus experimentos, nem deu teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, por exemplo, plantas de sementes verdes que só originasse de sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originasse de sementes amarelas.
Uma vez com constatado que as plantas eram puras, Mendel escolheu uma característica, por exemplo, plantas puras de sementes amarelas com plantas puras de sementes verdes e realizou cruzamento.
Essa primeira geração foi chamada de geração parental. Como resultado desse cruzamento, ele obteve todas as sementes de cor amarela e essa geração denominou de geração F1
Em seguida, Mendel realizou uma autofecundação entre os indivíduos da geração F1, chamando essa segunda geração de geração F2. Como resultado das autofecundação Mendel obteve três sementes amarelas e uma semente verde. A partir dos resultados obtidos, ele concluiu que como é a cor verde não apareceu na geração F1 mas reapareceu na geração F2, as sementes verdes de um fator que era recessivo. Enquanto as sementes amarelas tinha um fator dominante, por esse motivo, mental chamou as sementes verdes de recessivas e as sementes amarelas de dominantes.