A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é uma compilação de leis trabalhistas brasileiras elaborada, no governo do então Presidente Getúlio Vargas e promulgada no Brasil em 1º de maio de 1943 por meio do Decreto-Lei n. 5243. Nesse documento legal, foram reunidas normas de direito individual e coletivo de trabalho, de fiscalização do trabalho e de direito processual do trabalho.
CEZAR, Frederico Gonçalves. O processo de elaboração da CLT: histórico da consolidação das leis trabalhistas brasileiras em 1943. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, p. 13-20, 2008.
Art. 198 – É de 60 (sessenta) quilogramas o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977). (BRASIL, 1943)
Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2019.
Com base nas informações apresentadas a respeito da CLT, podemos considerar que:
Alternativas
Alternativa 1:
60 kg é um peso ótimo para qualquer homem independente do tipo físico, etnia.
Alternativa 2:
É possível garantir que se o funcionário carregar 60 kg ele nunca terá prejuízo para a saúde.
Alternativa 3:
O carregamento e transporte manual de cargas não deve ser individualizado e analisado caso a caso, pois isso seria um desperdício de recursos das empresas.
Alternativa 4:
Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.
Alternativa 5:
A empresa pode exigir dos funcionários o carregamento manual e transporte de cargas de 60 kg, mesmo que o funcionário sinta desconforto e tenha dificuldades.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
CORRETA a Alternativa 4: Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.
Explicação:
Não encontrei menção a isso no livro mas, me pareceu a melhor alternativa.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás