Pessoal me ajudem a fazer um relatório sobre o filme o menino do pijama listrado, com bastante detalhes sobre a segunda guerra mundial e os judeus e os nazistas. Preciso dele bem detalhado! Obrigada
Respostas
Apesar de abordar um tema super pesado, o autor John Boyne tem o mérito de transmitir a história a partir do olhar puro e ingênuo de crianças, o que ameniza a aridez do assunto.
Criado inicialmente para ser um livro infanto-juvenil, O menino do pijama listrado acabou por se tornar um clássico que seduz as mais diferentes gerações pois permite diversas camadas de leitura e interpretação.
Apesar de já existirem inúmeros relatos sobre o cotidiano da guerra, essa narrativa se diferencia especialmente das outras justamente porque descreve as atrocidades do homem a partir dos olhos pueris de uma criança.
O menino do pijama listrado simultaneamente nos faz ter fé e descrença nos homens.
Testemunhamos as barbaridades autorizadas pelo pai oficial nazista, a frieza da gestão do campo de extermínio. Mas também nos encantamos com a ingenuidade de Bruno, que enxerga nas vítimas do campo apenas pessoas vestindo pijamas as listras.
Bruno percebe Shmuel como um igual, apesar da cerca que os separa e das condições de vida completamente distintas.
Embora o seu cotidiano seja marcado por uma família presente e uma situação financeira confortável, - condição absolutamente impensável para Shmuel - eles tratam-se com igualdade, respeito e compreensão.