Respostas
Com a chegada da família real portuguesa ao Rio, fugindo de Napoleão Bonaparte, D. João VI tomou medidas importantes que modificaram o cenário do Rio de Janeiro.
Uma das principais medidas foi a Abertura dos portos às nações estrangeiras que consistia em abrir o comércio brasileiro aos países amigos de Portugal. A principal beneficiada com a medida foi a Inglaterra, que passou a ter vantagens comerciais e dominar o comércio com o Brasil. Este privilégio fez com que nosso país fosse inundado por produtos ingleses e esta medida acabou prejudicando o desenvolvimento da indústria brasileira.
Outras: Estímulo ao estabelecimento de indústrias no Brasil, construção de estradas, cancelamento da lei que não permitia a criação de fábricas no Brasil, reformas em portos, criação do Banco do Brasil e instalação da Junta de Comércio.
Do ponto de vista cultural, o Brasil também saiu ganhando com algumas medidas tomadas por D. João. O rei trouxe a Missão Francesa para o Brasil, estimulando o desenvolvimento das artes em nosso país. Criou o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico, etc) nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.
Resposta:
A família real permaneceu por um mês na Bahia, fazendo melhoras na região,como: a criação da Escola de Cirurgia – que mais tarde tornou-se faculdade de medicina do estado; a criação da Junta do Comércio – virando a associação comercial; a criação do Passeio Público e a construção do Teatro São João – a melhor casa de espetáculos do país.