O pensamento filosófico grego expandiu-se para além dos limites territoriais locais com o passar do tempo. Se, em um primeiro momento, a atuação de Sócrates foi restrita, a circulação de Platão e o impacto de sua Academia de Atenas sobre a formação de pensadores como Aristóteles repercutiu para outros espaços e civilizações. Diante diante esse contexto, analise as afirmações a seguir.
Respostas
I – A fundação de colônias e o estabelecimento de relações comerciais com outros povos expandiu o alcance do pensamento grego.
II – A conquista da Macedônia pelos gregos possibilitou a ampliação dos espaços e povos que tomaram contato com a cultura grega.
III – As Cruzadas promovidas pelos cristãos contra os muçulmanos e o Renascimento Cultural europeu possuíam elementos da cultura grega.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta é que apenas a I e II alternativa estão corretas.
A primeira é verdadeira pois quando o poder comercial da Grécia começou a se expandir para outros territórios, o seu pensamento também foi difundido para outras comunidades, principalmente nos romanos e os macedônios.
A segunda está incorreta pois na verdade foram os Macedônios que conquistaram a Grécia. Já a terceira é verdadeira pois o Renascimento surgiu depois da considerada Idades das Trevas onde muitos filósofos e cientistas foram obrigados a para seus estudos para não serem penalizados, assim o renascer seria voltar todo o foco no conhecimento que tinha na Grécia Antiga.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Alternativa 4:
I e III.
Explicação:
A II é falsa:
O momento inicial da expansão do pensamento grego, uma prévia do que
viria a ser a expansão do “ocidentalismo”, foi a conquista da Grécia pelos macedônios, no Século IV.