A Resolução CFC 585/2013 definiu as atribuições clínicas dos farmacêuticos, destacando-se a identificação, avaliação e intervenção nas interações medicamentosas indesejadas e clinicamente indesejáveis. Assinale a alternativa CORRETA que explica do que se trata a inibição enzimática, que é um exemplo de interação medicamentosa:
a.
Antagonismo dos efeitos de um medicamento no nível de seu receptor.
b.
Aumento do número de enzimas, com acréscimo da taxa de metabolismo, provocando redução na duração ou intensidade de alguns medicamentos.
c.
Redução na taxa de metabolismo, com risco de aumento do efeito terapêutico do medicamento.
d.
Agonismo dos efeitos de um medicamento no nível de seu receptor.
e.
Inibição de enzimas de um medicamento que pode provocar reação físico-química provocando liberação de partículas de frascos que contêm soluções in
Respostas
A alternativa E) é a correta.
As enzimas são proteínas que catalisam reações, ou seja, as acelera. Dentro do organismo, quase tudo é controlado por enzimas, desde a digestão, aos pensamentos, a deficiência de algumas enzimas pode ser perigoso para a vida de indivíduos.
As enzimas são sintetizadas dentro de organismos vivos e atualmente existem técnicas para sintetizar as enzimas em laboratório, por exemplo a biotecnologia bacteriana, onde é inserido DNA humano em bactérias para que elas sintetizem enzimas especificas, e essas enzimas podem ser comercializadas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
LETRA C
Explicação:
A inibição enzimática leva a uma redução na taxa de metabolismo e com isso o efeito terapêutico pode aumentar.Vários mecanismos estão envolvidos na inibição de enzimas, incluindo a concorrência para o sítio catalítico da enzima, interação (alostérica) não competitiva, a destruição suicida da enzima, e concorrência para cofatores.