• Matéria: Biologia
  • Autor: amandajustino09
  • Perguntado 7 anos atrás

quem foi louis paster?​

Respostas

respondido por: daianealves43
2

Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva”.

respondido por: souzaaluminio
0

Resposta:Louis Pasteur nasceu no dia 27 de dezembro de 1822 na França e contribuiu de modo extraordinário para o desenvolvimento da ciência e do pensamento cientifico. Não foi um aluno brilhante até descobrir sua verdadeira vocação que era a Ciência e iniciar a sua carreira aos 19 anos. Em 1842 se graduou e em 1847 completou seus estudos de doutorado na escola de Física e Química em Paris. Aos 26 anos de idade, seu trabalho na área da Química com os cristais de tártaro lhe renderam o premio da "Légion d'Honneur" francesa.

É curioso pensar como Pasteur, no seu tempo, com um conhecimento teórico sobre a Microbiologia bem menor do que o dos cientistas de hoje, conseguiu elaborar experimentos criativos que superaram o limitado conhecimento da época. Fez importantes descobertas que revolucionaram os conceitos da medicina e lançaram as bases da moderna Microbiologia industrial. A introdução do conceito de que as doenças são causadas por micróbios, os estudos sobre fermentação microbiana, o processo de pasteurização e as vacinas foram frutos da mente brilhante de um cientista que estava muito a frente do seu tempo. Sua preocupação em solucionar os problemas práticos da sociedade, aliadas a uma mente curiosa e criativa, era, respectivamente, a sua motivação e sucesso nas metodologias elaboradas para testar suas hipóteses

Durante a sua vida Pasteur sofreu muitas perseguições de colegas, devido as suas “teorias”. Teorias essas que, embora tenham gerado muitas controvérsias, estavam absolutamente corretas.

A queda da teoria de geração espontânea

Até o início do século XIX, existia a “teoria da geração espontânea“, também denominada abiogênese. Nesse conceito, acreditava-se que os micro-organismos poderiam surgir, espontaneamente, a partir de um material inanimado. Essa hipótese surgiu baseada nas observações que a carne mantida a temperatura ambiente entrava em processo de putrefação. A presença de larvas de insetos no lixo em decomposição também reforçava esse conceito da vida, de modo geral, surgindo de “forma espontânea”.

Explicação:

Perguntas similares