• Matéria: Português
  • Autor: vegeta16
  • Perguntado 7 anos atrás

alguém pode me ajudar a corrigir a ortografia deste texto ? por favor,é muito importante!

As principais idéias de Maquiavel

Niccolò di Bernardo dei Michiavelli,ou somente Nicolau Maquiavel, foi um historiador, diplomata, poeta, músico e filósofo nascido em Florença na Itália (1469-1527).
Considerado o fundador do pensamento da política moderna, Nicolau Maquiavel, desde a sua juventude, se manteve no meio político e aos 29 anos entrou no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria, permanecendo nesse por 14 anos. Esse cargo o proporcionou muita experiência no ramo político,ajudando-o a escrever diversas obras literárias.
A principal obra de Maquiavel foi,sem dúvidas, o livro "O Príncipe",concluido por volta de 1513,que abordava temas como:ética política a favor da manutenção do estado e poder dos governantes em relação aos estados governados.
Um dos conceitos fundamentais de suas obras era expressar a política de uma forma realista, como realmente era,e não como deveria ser,contrariando a idéia escrita por Platão na obra "A República".
Para ele, ser um príncipe (governante) competente estava ligado a capacidade desse lider em se afastar da moral para alcançar os seus objetivos, ou seja, se for necessário,o governante deve:matar,roubar,torturar, mentir, entre outras coisas consideradas imorais, desse modo,a conduta do príncipe deve variar de acordo com a situação, se for preciso ser bom e amado assim será ,o mesmo vale para odiado e temido,tudo para manter a sua autoridade e a segurança da sua nação.
Além dessas idéias,Nicolau Maquiavel afirma que o governante deve se manter alerta, pois todas as pessoas são movidas por atitudes egoístas e ambiciosas,todas são corruptíveis e estão em busca de poder,por isso,o governante deve considerar que toda humanidade é potencialmente rival a ele, portanto nem mesmo os seus súditos são confiáveis.
O lider do estado deve criar uma forma de gerar uma estabilidade entre as forças que são opostas, a força que quer dominar e a força que não quer ser dominada.
Na filosofia de Maquiavel também é estabelecido dois conceitos chaves conhecidos como virtù e fortuna.A virtù sendo a capacidade de liderar e se manter no poder a qualquer custo e a fortuna sendo relacionada a sorte individualizada. As obras desse polêmico filósofo gerou um grande rebuliço e constrangimento em grande parte da sociedade,por sua forma distinta e peculiar de pensar e escrever, por consequência disso, o termo "maquiavélico" ,ligado a frase "os fins justificam os meios",foi originado com base em seu nome.
Embora haja toda essa discordância em torno da filosofia de Nicolau Maquiavel,a grande maioria dos políticos, talvez todos, têm mostrado na prática os conceitos fundados pelo pensador italiano, por isso, a análise minuciosa a respeito de quem votar é indispensável. ​

Respostas

respondido por: gabrieleescola
1

Niccolò di Bernardo dei Michiavelli, ou somente Nicolau Maquiavel, foi um historiador, diplomata, poeta, músico e filósofo nascido em Florença na Itália (1469 – 1527). Considerado o fundador do pensamento da política moderna, Nicolau Maquiavel, desde a sua juventude, se manteve no meio político e aos 29 anos entrou no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria, permanecendo nesse por 14 anos. Esse cargo o proporcionou muita experiência no ramo político, ajudando-o a escrever diversas obras literárias. A principal obra de Maquiavel foi, sem dúvidas, o livro “O Príncipe”,concluído por volta de1513,que abordava temas como: ética política a favor da manutenção do estado e poder dos governantes em relação aos estados governados. Um dos conceitos fundamentais das suas obra era expressar a política de uma forma realista, como realmente era, e não como deveria ser, contrariando a ideia escrita por Platão na obra “A República”. Para ele, ser um príncipe (governante) competente estava ligado a capacidade desse líder em se afastar da moral para alcançar os seus objetivos, ou seja, se for necessário, o governante deve: matar, roubar,torturar, mentir, entre outras coisas consideradas imorais, desse modo, a conduta do príncipe deve variar de acordo com a situação, se for preciso ser bom e amado assim será,o mesmo vale para odiado e temido, tudo para manter a sua autoridade e a segurança da sua nação. Além dessas ideias, Nicolau Maquiavel afirma que o governante deve se manter alerta, pois, todas as pessoas são movidas por atitudes egoístas e ambiciosas, todas são corruptíveis e estão em busca de poder, por isso, o governante deve considerar que toda a humanidade é potencialmente rival a ele, portanto, nem mesmo os seus súbitos são confiáveis. O líder do estado deve criar uma forma de gerar uma estabilidade entre as forças que são opostas, a força que quer dominar e a força que não quer ser dominada. Na filosofia de Maquiavel também é estabelecido dois conceitos chaves conhecidos como virtù e fortuna. A virtù sendo a capacidade de liderar e se manter no poder a qualquer custo e a fortuna sendo relacionada a sorte individualizada. As obras desse polêmico filósofo gerou um grande rebuliço e constrangimento em grande parte da sociedade, por sua forma distinta e peculiar de pensar e escrever, por consequência disso, o termo “maquiavélico”, ligado a frase “os fins justificam os meios”, foi originado com base no seu nome. Embora haja toda essa discordância em torno da filosofia de Nicolau Maquiavel, a grande maioria dos políticos, talvez todos, têm mostrado, na prática os conceitos fundados pelo pensador italiano, por isso, a análise minuciosa a respeito de quem votar é indispensável.

respondido por: viih166873
1

Resposta:

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli,ou somente Niccolo Machiavelli, foi um historiador, diplomata, poeta, músico e filósofo nascido em Florença na Itália (1469-1527). Considerado o fundador do pensamento da política moderna, Niccolo Machiavelli, desde a sua juventude, se manteve no meio político e aos 29 anos entrou para o cargo de Secretário da Segunda Chancelaria, permanecendo nesse por 14 anos. Esse cargo o proporcionou muita experiência no ramo político,ajudando-o a escrever diversas obras literárias. A principal obra de Machiavelli foi,sem dúvidas, o livro "O Príncipe",concluido por volta de 1513,que abordava temas como:ética política a favor da manutenção do estado e poder dos governantes em relação aos estados governados. Um dos conceitos fundamentais de suas obras era expressar a política de uma forma realista, como realmente era,e não como deveria ser,contrariando a idéia escrita por Platão na obra "A República". Para ele, ser um príncipe (governante) competente estava ligado a capacidade desse lider em se afastar da moral para alcançar os seus objetivos, ou seja, se for necessário,o governante deve:matar,roubar,torturar, mentir, entre outras coisas consideradas imorais, desse modo,a conduta do príncipe deve variar de acordo com a situação, se for preciso ser bom e amado assim será ,o mesmo vale para odiado e temido,tudo para manter a sua autoridade e a segurança da sua nação. Além dessas idéias,Nicolau Maquiavel afirma que o governante deve se manter alerta, pois todas as pessoas são movidas por atitudes egoístas e ambiciosas,todas são corruptíveis e estão em busca de poder,por isso,o governante deve considerar que toda humanidade é potencialmente rival a ele, portanto nem mesmo os seus súditos são confiáveis. O lider do estado deve criar uma forma de gerar uma estabilidade entre as forças que são opostas, a força que quer dominar e a força que não quer ser dominada. Na filosofia de Machiavelli também é estabelecido dois conceitos chaves conhecidos como virtù e fortuna.A virtù sendo a capacidade de liderar e se manter no poder a qualquer custo e a fortuna sendo relacionada a sorte individualizada. As obras desse polêmico filósofo gerou um grande rebuliço e constrangimento em grande parte da sociedade,por sua forma distinta e peculiar de pensar e escrever, por consequência disso, o termo "maquiavélico" ,ligado a frase "os fins justificam os meios",foi originado com base em seu nome. Embora houvesse toda essa discordância em torno da filosofia de Niccolo Machiavelli,a grande maioria dos políticos, talvez todos, têm mostrado na prática os conceitos fundados pelo pensador italiano, por isso, a análise minuciosa a respeito de quem votar é indispensável.

Explicação:

Bom seria só o nome e algumas palavras além disto o texto está perfeito

Perguntas similares