A Literatura de Cordel pode ser considerada como uma das mais complexas manifestações culturais do Brasil. O significado de seu nome obteve-se em Portugal, pois, quando eram expostos ao público, erma amarrados em cordões, estes se encontravam em ruas, feiras e pequenas lojas. (VALENDOLF; TOSCAN, 2013, p.60).
VALENDOLF, Eduarda Caroline; TOSCAN, Márcia. Algumas considerações sobre a importância do cordel para a cultura e arte brasileira. Revista Educação, Artes e Inclusão, vol 7, n.1, ano 2013.
Leia as afirmações relacionadas à temática em questão e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O cordel é um estilo literário da literatura erudita, sendo retratado em versos e rimas impressos em folheto e vendidos historicamente em feiras populares.
b)
O cordel é um estilo literário da literatura popular, sendo retratado em versos e rimas impressos em folheto e vendidos historicamente em feiras populares.
c)
O cordel tem a impressão bem estruturada a partir de princípios clássicos das editoras.
d)
O cordel tem impressão simples, oriunda dos folhetos americanos, e surge no Brasil no século XIX.
e)
A leitura do cordel acontece principalmente em pequenos ambientes, de modo reservado e íntimo.
Respostas
letra D ,Porque está mais convoniente
b) O cordel é um estilo literário da literatura popular, sendo retratado em versos e rimas impressos em folheto e vendidos historicamente em feiras populares.
A literatura de cordel é um gênero de poesia popular que se caracteriza por ter suas obras impressas em folhetos. Os desenhos são feitos no estilo de xilogravura. Surgiu no século 16, após a popularização do Renascimento. Quem escreve o cordel é chamado de cordelista.
É uma manifestação artística da cultura popular do Brasil, principalmente do interior do Nordeste nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e outros. Os textos de cordel geralmente possuem linguagem regionalista, pois apresentam a oralidade e a presença de elementos culturais.
Bons estudos!