No século XIX, Paris, até então uma cidade com aspecto medieval, foi completamente remodelada, principalmente por meio da abertura de grandes avenidas por todo seu território, conhecidas como bulevares. Sobre
Os novos bulevares permitiram ao tráfico fluir pelo centro da cidade e mover-se em linha reta, de um extremo ao outro. [...] Estimularam uma tremenda expansão de negócios locais, em todos os níveis [...]. Os bulevares criaram novas bases – econômicas, sociais, estéticas – para reunir um enorme contingente de pessoas. No nível da rua, elas se enfileiravam em frente a pequenos negócios e lojas de todos os tipos e, em cada esquina, restaurantes com terraços e cafés nas calçadas.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das Letras, 1986. p. 146-147.
De acordo com o texto, a abertura dos bulevares em Paris, no século XIX, é um exemplo de como o remodelamento das cidades deu condições para que a abertura dos bulevares no século XIX, observe o texto a seguir.
(A)
os pobres ficassem espacialmente apartados dos ricos.
(B)
a circulação de pedestres se restringisse às ruas periféricas.
(C)
o tamanho do contingente populacional urbano fosse controlado.
(D)
o consumo se tornasse a prática social distintiva da Modernidade.
(E)
a produção artesanal das oficinas se mantivesse diante da industrial.
Respostas
A alternativa A está correta.
Um fato negativo na expansão da economia e criação dos grandes centros é o fato da segregação ter aumentado em toda a sociedade.
Podemos entender que o conceito de segregação urbana, também chamado de segregação sócio espacial, se refere a marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e com grande frequência por questões raciais no espaço das cidades.
Desse modo, a exclusão social carrega toda uma problemática desenvolvida pelo sistema econômico e a indústria massificada, que fornece trabalho, porém, a maioria dos moradores dessas zonas não tem as condições necessárias para disputar vaga com uma pessoa melhor estabelecida.
Resposta:
D - O consumo se tornasse a prática social distintiva da Modernidade.