• Matéria: Geografia
  • Autor: jefinholuck
  • Perguntado 7 anos atrás

As prestadoras de telefonia móvel anteciparam para o dia 26 de fevereiro de 2018 a operação nacional do sistema de alerta de desastres naturais via SMS. O sistema das prestadoras, que começou a funcionar em fevereiro de 2017 dá suporte ao envio de alertas para informar a população, via SMS, sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. Até o momento, 2,3 milhões de cidadãos já se cadastraram e foram encaminhadas 43 milhões de mensagens de alerta.

Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração, o sistema está sendo implantado em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As pessoas que se cadastrarem no sistema pelo celular recebem os alertas gratuitamente, pois o custo do envio das mensagens ficará a cargo das prestadoras.

Para receber os alertas, a população deve enviar uma mensagem pelo celular para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
É de extrema importância a antecipação e previsão dos desastres naturais para evitar perdas materiais, sociais e a dispersão de populações suscetíveis.

b.
Os desastres naturais de ordem sismológicas são muito mais fáceis de prever, tais como terrremotos, maremotos e erupções vulcânicas, do que os de origem climática (tempestades, ciclones, tornados, nevascas e etc).

c.
O corpo de cientistas atualmente não possuem mecanismos técnicos próprios para a correta previsão dos desastres naturais.

d.
Não é possível prever desastres naturais de ordem climatológica, devido á sua formação extremamente rápida.

e.
A maior parte dos desastres naturais climáticos são formados nas áreas continentais.

Respostas

respondido por: natygodinho
2

Resposta:

A)É de extrema importância a antecipação e previsão dos desastres naturais para evitar perdas materiais, sociais e a dispersão de populações suscetíveis. (RESPOSTA CERTA)

Explicação:

Perguntas similares